O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje, durante a visita estatutária à ilha Graciosa, a reestruturação do Centro de Processamento de Resíduos (CPR) da ilha.

“Estamos a dar passos muito significativos em demonstrar que os Açores são um arquipélago sustentável sob o ponto de vista ambiental, social e económico, e como destino turístico reconhecimento mundialmente” por estas características, realçou o governante.

José Manuel Bolieiro destacou também que a Região está a superar as metas definidas a nível comunitário quanto à reciclagem.

“Estamos a ser pioneiros, estamos à frente em algumas ilhas, e queremos uma aceleração nalgumas ilhas em que a situação é mais complexa”, garantiu.

A reestruturação hoje inaugurada representa um investimento de 969 mil euros, estando previsto no total um investimento de 1,8 milhões até ao próximo ano neste centro.

A reestruturação do centro inclui a aquisição de equipamentos (como um pré-triturador industrial e máquinas giratórias) e a requalificação do espaço.

O Governo Regional está a intervir nos CPR das ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria, para criar zonas de compostagem específica para bio-resíduos provenientes da recolha.

PUB