O deputado único da Iniciativa Liberal (IL) no parlamento dos Açores questionou hoje o Governo Regional sobre os projetos do Prorural + concluídos desde julho de 2023, quando foi criado um grupo de trabalho para agilizar os processos.

Em requerimento submetido à Assembleia Legislativa dos Açores, Nuno Barata pretende apurar “quantos projetos de investimento no âmbito da Medida 4 – Investimentos Físicos Ativos, Submedida 4.2 – Apoio à Transformação, Comercialização e Desenvolvimento de Produtos Agrícolas, do programa Prorural + foram analisados, dados como concluídos e em que datas”, desde julho de 2023.

Segundo o parlamentar, citado em nota de imprensa, “um ano passado sobre a criação de tal grupo de trabalho, importa perceber quais os resultados que têm para apresentar”, até porque “continuam a existir, nomeadamente empresários agrícolas, com queixas de atrasos de largos meses nas respostas às candidaturas que há muito entregaram à tutela”.

O deputado quer ainda ter acesso ao “quadro descritivo, com a informação referente a todos os projetos de investimento” no âmbito daquele programa de apoio.

Segundo Nuno Barata, “alguns dos projetos estão com anos de atraso nas respostas aos promotores, facto que está a condicionar a finalização das operações em curso e a execução em tempo útil dos projetos de investimento”.

Para a IL/Açores, “com tais atrasos, estão em causa investimento de modernização e renovação do setor agrícola, fundamentalmente nas fileiras do leite e da carne que tantas dificuldades estão a atravessar”.

PUB