O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, referiu que “a 13ª edição da feira quinhentista foi uma das mais participadas de sempre, tendo-se registado a passagem de mais de 40 mil pessoas durante os cinco dias de feira”.

As afirmações foram feitas no passado domingo à noite, último dia do evento, durante o discurso de encerramento e anúncio dos vencedores das barras de comes e bebes e artesanato, e que serviu também para dar a conhecer todos os grupos de animação participantes.

Antes, decorreu o desfile de encerramento, sob a designação de “Grande Cortejo de Vasco da Gama e Luís de Camões”, o qual envolveu cerca de 600 participantes, incluindo as crianças da rede municipal de ATL’s e os vários grupos de animação da Feira Quinhentista 2024.

A 13ª edição da Feira Quinhentista, sob a temática “Mare Tenebrum: 500 anos de Vasco da Gama e Luís de Camões”, contou com nove barracas de comes e bebes, 20 barracas de artesanato e uma zona dedicada às crianças, com vários jogos e animação.

Ao todo, participaram 19 grupos de animação, entre dança, fogo, teatro e circo, música e percussão, dos quais 7 dos Açores, 10 de Portugal Continental, 1 da Madeira e 1 de Itália.

Os vencedores da edição de 2024 foram: as Artesãs da Terra, na categoria de artesanato, e Arco e Flecha, na categoria de comes e bebes.

Foram ainda atribuídas menções honrosas à taberna Pimenta e Canela (comes e bebes) e Refúgio dos Piratas (artesanato).

Para a autarquia, a Feira Quinhentista é já um cartaz turístico muito importante para o concelho da Ribeira Grande, sendo este um evento único em todo o arquipélago dos Açores, e que permite gerar negócios que potenciam a economia local.

PUB