O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, felicitou hoje Roberta Metsola pela sua eleição para presidente do Parlamento Europeu e manifestou a sua disponibilidade para reforçar a cooperação entre estes dois órgãos no novo ciclo político.

“Em nome do Comité das Regiões Europeu, gostaria de felicitar Roberta Metsola pela sua eleição para Presidente do Parlamento Europeu”, afirmou Vasco Cordeiro em comunicado.

O presidente do Comité das Regiões Europeu, e ex-presidente do Governo Regional dos Açores, disse ainda conhecer bem o seu “forte compromisso” para com o Comité e que está pronto “para trabalhar em estreita colaboração com o Parlamento Europeu nesta nova legislatura”.

A 10.ª legislatura do Parlamento Europeu começa num momento em que a União Europeia enfrenta múltiplos desafios, tanto a nível interno como externo, dos quais o Comité das Regiões Europeu destaca “a criação de um Quadro Financeiro Plurianual ambicioso para os próximos anos, a garantia de uma Política de Coesão reformada e sólida para todas as regiões, a preparação para o próximo alargamento”.

Tarefas “essenciais que se avizinham”, considera o Comité, defendendo que para que as mesmas “possam ser um êxito, será necessário um forte envolvimento dos órgãos de poder local e regional”.

O Comité das Regiões Europeu “está pronto a colaborar com o Parlamento Europeu, especialmente no que diz respeito à responsabilização da próxima Comissão Europeia, através das audições de confirmação para os membros do próximo Colégio de Comissários, em que também deve ser dada especial atenção ao papel que os órgãos de poder local e regional e o Comité das Regiões Europeu podem desempenhar na execução da Agenda Estratégica da UE”, conclui o comunicado.

A maltesa Roberta Metsola, 45 anos, ocupará o cargo de presidente do Parlamento Europeu por mais dois anos e meio, após ter obtido hoje o apoio da assembleia.

Metsola foi reconduzida no cargo até ao início de 2027 com uma maioria de 562 votos e por aclamação, no primeiro dia da sessão plenária inaugural do novo Parlamento Europeu, saído das eleições europeias de junho passado.

PUB