O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na quinta-feira, em audiência de apresentação de cumprimentos, a nova direção da UGT-Açores.

José Manuel Bolieiro aproveitou a oportunidade para reafirmar a disponibilidade do Governo Regional para continuar a trabalhar neste exercício de diálogo com os parceiros sociais, revisitando os compromissos assumidos e atualizando-os conforme necessário.

“Saúdo a UGT-Açores, um parceiro de diálogo social credível, disponível para o entendimento e subscritor de um histórico Acordo de Parceria, que realizámos no quadro da concertação social e no diálogo entre os parceiros sociais”, afirmou José Manuel Bolieiro no final do encontro.

Com a aprovação do Orçamento para 2024, os compromissos do Governo Regional dos Açores têm agora “condições legais e orçamentais” para serem implementados.

Entre estes compromissos estão, por exemplo, o complemento remuneratório atualizado, a integração dos trabalhadores covid-19 no campo da saúde e, no quadro das carreiras gerais da administração pública regional, a garantia de maior justiça, fazendo com que a progressão na carreira seja realizável em tempo realista de carreira, diminuindo de 10 pontos para 6 pontos o nível necessário para a progressão na carreira.

O Presidente do Governo Regional dos Açores assumiu ainda o compromisso de, em breve, convocar a Comissão Permanente de Concertação Social para revisitar o Acordo de Parceria e realizar uma análise às sugestões de negociação coletiva.

Manuel Pavão, líder da UGT-Açores, registou com “agrado” o facto de “o Governo Regional ter vindo ao encontro das reivindicações dos sindicatos da UGT” com a aprovação do Orçamento para 2024.

PUB