O Governo dos Açores assegurou hoje a compra do terreno do futuro Centro de Saúde da Ribeira Grande, um investimento superior a 20 milhões de euros e uma antiga reivindicação da população.

“O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, assegurou hoje, através da celebração de um contrato-promessa, a compra do terreno onde será construído o novo Centro de Saúde da Ribeira Grande, em São Miguel”, informa o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM), numa nota enviada às redações.

Segundo o Governo Regional, o terreno em causa localiza-se na freguesia da Conceição. Trata-se de “uma área de 35 mil metros quadrados para um projeto que precisa de um espaço de ocupação coberta de 20 mil metros quadrados”, num “investimento acima dos 20 milhões de euros”.

“Já tínhamos começado a combater as políticas hospitalocêntricas e, como todos sabemos, isso acabou por ser uma enorme mais-valia nos cuidados de saúde que podemos prestar à população, neste momento em que o hospital de Ponta Delgada está deficitário”, sublinha a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada no comunicado, referindo-se ao incêndio ocorrido em 04 de maio na maior unidade de saúde do arquipélago.

Mónica Seidi refere que está assim dado mais um passo para que seja exequível o compromisso de construir neste concelho da ilha de São Miguel “uma estrutura de valor excecional para a saúde nos Açores”.

Em 17 de novembro de 2023, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro (PSD), revelou que o concelho da Ribeira Grande iria ter um novo centro de saúde, que permitirá aumentar a capacidade de resposta em várias valências.

Na apresentação do projeto para aquela cidade da costa norte da ilha de São Miguel, o chefe do executivo explicou que a unidade será uma “construção de raiz” e ficaria localizada perto dos Bombeiros Voluntários.

“Aumentaremos muito a capacidade de camas para internamento, a disponibilidade para cuidados paliativos, e o novo centro terá uma sala de pequenas cirurgias. Será construído num edifício de um só piso, o que também ajuda muito significativamente aos custos de manutenção e facilita a acessibilidade de todos”, acrescentou, na ocasião, José Manuel Bolieiro.

O presidente do município da Ribeira Grande disse hoje à agência Lusa que a celebração do contrato-programa representa “uma luz ao fundo do túnel” em relação a uma reivindicação “de há muito tempo” da população, criticando “o desinvestimento no atual edifício” ao longo dos últimos anos de governação socialista.

“Tendo em conta a situação que aconteceu resultante do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, acreditamos que este novo centro de saúde pode ser uma espécie de ponte de apoio ao hospital de Ponta Delgada, visto que estamos no centro da ilha”, sublinhou Alexandre Gaudêncio (PSD).

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande destacou ainda que o local “tem excelentes acessibilidades”.

“Por isso é que pedimos que seja considerado esse novo centro de saúde como uma unidade de saúde de retaguarda ao hospital de Ponta Delgada”, acrescentou.

PUB