Perante a minha experiência a verdade é que ao longo desses anos em consultas de nutrição para grávida a maior preocupação das grávidas é não aumentar de peso na gravidez e o que é que o bebe precisa durante a gravidez.
Infelizmente as grávidas procuram o nutricionista quando têm uma situação de diabetes gestacional ou tensão arterial elevada que pode provocar um aborto ou um baixo crescimento do bebé aquando das ecografias ou quando a ginecologista/obstetra refere que tem muito peso e tem de ir ao nutricionista.
Isso deve-se ao facto de as grávidas pensarem que a suplementação recomendada pela ginecologista/obstetra é suficiente e já sabem o que devem comer ou não.
Contudo, atualmente fala-se muito da epigenética e a modulação da saúde desde a conceção, passando pela gestação e o impacto que tem na saúde dessa criança e nas gerações seguintes.
É neste sentido que considero de extrema importância a preparação de cada trimestre para que o organismo tenha capacidade de absorver e armazenar os nutrientes que vão ser recrutados em maior quantidade na gravidez.
Assim torna-se muito impactante a minha abordagem em continuidade, desde a nutrição da mulher fértil que pretende engravidar, como depois a mulher grávida e as especificidades de cada trimestre, a preparação do parto e amamentação e por fim a nova mulher e mãe.
Todo esse processo de estudo metabólico e hormonal ao longo da gravidez, deve ser cuidadosamente avaliado pelo estudo das análises clinicas com o olhar da nutrição funcional e integrativa, que tem como objectivo corrigir antecipadamente deficits nutricionais e corrigir carências tanto para a grávida como para o bebé!
Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde?
Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!