As comemorações dos 43 anos de elevação a cidade tiveram como ponto alto a sessão solene que decorreu no passado dia 29 de junho no teatro Ribeiragrandense.
Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia afirmou: “São já 43 anos de afirmação de um local com inúmeras potencialidades, desafios, mas acima de tudo de gente laboriosa e que luta diariamente por uma terra melhor. Somos diferentes, somos gente do norte que encara a vida de frente, sabendo levar avante os objetivos coletivos em detrimentos dos individuais.”
No seu discurso, o autarca destacou a importância da retenção de talento no concelho, através de políticas públicas para aumentar a oferta de habitação a preços acessíveis, dando como exemplo a Estratégia Local de Habitação e as parcerias com o Governo Regional e a Cooperativa de Habitação Nossa Vila Nossa Casa, que vão permitir construir cerca de 250 fogos nos próximos tempos.
A iniciativa privada foi também destacada por Gaudêncio, referindo que atualmente o concelho tem aprovados 250 novos lotes de vários loteamentos em diversas freguesias.
Mas, foi na proteção civil que o autarca dedicou parte da sua intervenção, aproveitando a presença, naquela sessão do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.
“Estamos sensibilizados e disponíveis para que, em concertação de esforços, continuar a apoiar os nossos bombeiros, quer financeiramente, quer em equipamentos, para que possam estar sempre na vanguarda da resposta em caso de catástrofe. Aproveito para anunciar que estamos neste momento a submeter uma candidatura nos Açores 2030 em que consta uma listagem de meios, identificados pelos próprios bombeiros, de forma a responder às suas necessidades.” referiu Alexandre Gaudêncio.
Na cerimónia foram homenageados, com o grau ouro de mérito municipal, Ricardo Silva, ex-autarca; José Carlos Teixeira, professor catedrático e Paulo Cabral, cônsul honorário no Winnipeg, Canadá.
Nas instituições foram homenageados, com o mesmo grau, a Associação dos Amigos de Rabo de Peixe dos Estados Unidos da América, por ocasião do seu 30º aniversário; a Escola Secundária da Ribeira Grande, pelos 50 anos de atividade e a Escola Profissional da Ribeira Grande por ocasião do seu 25º aniversário.