A Câmara Municipal da Povoação, na ilha de São Miguel, vai distinguir na quarta-feira o presidente do Governo Regional açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, como “cidadão honorário” da vila, na celebração dos 185 anos de elevação a concelho.

A vila da Povoação vai celebrar na quarta-feira o 185.º aniversário de elevação a sede de concelho, com uma sessão solene a realizar pelas 18:00 locais (19:00 em Lisboa), no salão nobre dos Paços do Concelho.

Segundo uma nota da autarquia presidida por Pedro Nuno Sousa Melo (PS), na sessão, o “ilustre povoacense José Manuel Boleiro, atual presidente do Governo Regional dos Açores e antigo presidente da Assembleia Municipal da Povoação”, será distinguido com o título de cidadão honorário.

O atual líder do executivo açoriano, José Manuel Cabral Dias Bolieiro, é natural da vila da Povoação, na ilha de São Miguel, e reside em Ponta Delgada.

No seu percurso político estão os cargos de deputado na Assembleia Legislativa Regional (1998-2009), de presidente da Assembleia Municipal de Povoação (2002-2009) e de presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (2012-2020).

A Povoação “foi o primeiro povoado de São Miguel e é o mais jovem concelho da ilha”, lembra o município na nota.

Ainda de acordo com a Câmara Municipal, a elevação a vila e a sede de concelho “foi decretada por D. Maria II, Rainha de Portugal e dos Algarves, no dia 03 de julho de 1839”.

O concelho da Povoação, com uma área de 110.30 km2 aproximadamente, situa-se na zona oriental da costa sul da ilha e dista 60 quilómetros da cidade de Ponta Delgada, sendo delimitado pelos municípios de Vila Franca do Campo (poente), Ribeira Grande (norte) e Nordeste (nascente).

De acordo com informação disponibilizada na página da Internet do município, “o concelho é constituído por seis freguesias (Povoação, Furnas, Nossa Senhora dos Remédios, Ribeira Quente, Água Retorta e Faial da Terra) e tem cerca de 7.000 habitantes”.

“Por todo o concelho se usufrui de um conjunto magnífico de paisagens, parques, miradouros, praias (inclusive uma de água tépida). A Lagoa das Furnas é, por seu turno, outro recanto ao qual não ficará indiferente pela beleza e magia que o envolve”, lê-se.

A fonte refere ainda que, no Vale das Furnas, de acordo com os especialistas, encontra-se a “maior riqueza” do concelho: “os recursos hidrológicos, resultantes das manifestações de vulcanismo ativo que se encontram patentes nas fumarolas e nos ‘gaisers’ – manifestações únicas nos Açores”.

O Vale das Furnas “detém 22 qualidades de águas mineromedicinais já classificadas, o que constitui em termos mundiais a maior hidrópole”, remata.

Do programa das comemorações dos 185 anos do concelho da Povoação, fazem também parte, no sábado, a realização de duas regatas, uma na vila da Povoação e outra (de vela de cruzeiro – veleiros) entre Ponta Delgada – Povoação – Ponta Delgada, organizadas pelo Clube Naval da Povoação.

PUB