Inserido nas comemorações e atos solenes das Festas de São Pedro, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, inaugurou, este domingo, uma placa de toponímia em homenagem ao médico Eugénio da Câmara Soares de Albergaria, que passa a dar nome à nova rua criada na zona das Laranjeiras.

“Senhor Dr. Eugénio Soares de Albergaria, a Câmara Municipal entende que é em vida que podemos e devemos, sempre que possível, homenagear as pessoas que, em cada uma das suas áreas de ação, contribuem para o desenvolvimento e progresso de Ponta Delgada, dando o seu melhor e emprestando o seu empenho individual e profissional ao engrandecimento do seu concelho e da sua cidade. É isto que aqui, hoje, estamos a fazer, na sua presença e da sua família, o que muito dignifica este ato de homenagem”, vincou o autarca.

Na cerimónia solene, o Presidente do Município manifestou a sua satisfação pelo facto de a placa inaugurada surgir numa rua onde será construída uma nova zona residencial em Ponta Delgada, justamente em área contígua à propriedade da Quinta do Tanque, que remete ao século XIX e ao histórico ciclo produtivo e de exportação da laranja, na Região.

“Este arruamento serve de acesso ao empreendimento habitacional que está a ser construído e largamente impulsionado por elementos da família Albergaria/Brandão, mesmo no lado Nascente da Quinta do Tanque, edifício emblemático de um importante período histórico de Ponta Delgada, e que o Dr. Eugénio Soares de Albergaria se dedicou a preservar”, salientou Pedro Nascimento Cabral.

O autarca fez depois questão de felicitar o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, José Manuel Leal, pela “recetividade e sensibilidade” em apresentar, após reunião com a família do homenageado, a proposta à Comissão Municipal de Toponímia, Distinções Honoríficas e Património Cultural de Ponta Delgada, recordando que, “com o seu parecer positivo, foi a Reunião de Câmara Municipal, sendo aprovada por unanimidade”.

Sublinhando o vasto e notável trajeto de vida do homenageado, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada classificou Eugénio Soares de Albergaria como “um cidadão exemplar”, que sempre pautou a sua conduta pela dedicação aos Açores e às suas populações.

“Este momento em que nos encontramos não é um momento de favor por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. É um imperativo ético para com Eugénio Soares de Albergaria, uma referência para todos nós, e a quem eu deixo o meu sentido agradecimento pelo que fez em benefício do nosso bem-estar coletivo”, destacou.

Eugénio Soares de Albergaria nasceu a 8 de setembro de 1938, em Lisboa, tendo regressado com a família a Ponta Delgada em 1942, onde fez a instrução primária e prosseguiu estudos no Liceu.

Em 1957, ingressa na Universidade de Coimbra para estudar medicina e, mais tarde, no quarto ano do curso, ruma a Lisboa para continuar a sua formação no Hospital de Santa Maria.

No ano de 1964, termina o Curso de Medicina pela Universidade de Lisboa e presta serviço militar no Ultramar, entre 1966 e 1968.

Um ano depois, começa o Internato Geral no Hospital de Santa Maria, seguindo-se o Internato Complementar da Especialidade de Cirurgia Geral no Hospital de Arroios e posteriormente no Hospital de São José.

Acaba a especialidade em 1973 com nota máxima e, nesse mesmo ano, regressa a Ponta Delgada para trabalhar no Hospital da Santa Casa da Misericórdia e monta consultório na Clínica do Bom Jesus e posteriormente na Rua d’Água.

Eugénio Soares de Albergaria sempre contribuiu para a evolução da medicina, nomeadamente da cirurgia, em São Miguel, procurando atualizar-se e trazer para a Região novas práticas e metodologias no bom exercício da sua profissão.

Exemplo disso mesmo, são as formações profissionais que fez ao longo da vida. Em 1974, tendo verificado que havia um elevado número de amputações em São Miguel, vai para o Pen University Hospital, Philadelphia, Estados Unidos da América, fazer uma formação sobre doenças vasculares periféricas.

Um ano depois, ruma ao Hammersmith Hospital, na cidade de Londres, em Inglaterra, para prosseguir formação em cirurgia vascular.

Mais tarde, em 1978, vai para o Hospital de Santa Cruz e San Pablo, Barcelona, Espanha, onde faz um Curso de Gastroenterologia com ênfase em Endoscopia e Cirurgia Laparoscópica. Destaque-se, a esse propósito, que foi o primeiro médico a realizar endoscopias na região, aplicando um método não invasivo de diagnóstico.

Cerca de seis anos depois, Eugénio Soares de Albergaria abre o Centro Médico Dr. Rosa na Avenida Infante D. Henrique, onde passa a ter consultório.

Foi Chefe de Serviço de Cirurgia Geral e Diretor Clínico do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de 1989 a 1993 e reforma-se em em 1998, mantendo pequenas cirurgias no Centro de Saúde de Ponta Delgada e consultório do Centro Médico Dr. Rosa, onde também continuou a fazer endoscopias.

Tendo em mente a população dispersa pela ilha e com o intuito de facilitar o acesso a consultas e exames complementares de diagnóstico aos pacientes mais afastados de Ponta Delgada, começa a fazer consultas na Povoação.

Eugénio Soares de Albergaria foi ainda fundador do Rotary Club em Ponta Delgada e também da Associação Equestre Micaelense.

PUB