Eu defendo que a gravidez tem muito haver com um estado de alma….uma abordagem holística no presente, no aqui e no agora é de extrema importância.
Por isso no meu livro tinha que incluir um capítulo de psicologia para permitir que a grávida tome consciência da montanha-russa de sentimentos que são normais na gravidez e encontrar estratégias para lidar de uma forma mais tranquila com essas alterações.
O estado emocional tem um impacto não só na gravida em si mas também na relação com o companheiro e com a família, bem como toda a informação e marketing à volta da grávida causa muitas distrações.
As várias vertentes da mulher (esposa, profissional, entre outros papeis que a mulher desempenha) ao engravidar e depois ser mãe requer uma identificação consciente de cada um destes papéis para que os desempenhe com paz e amor para si e para o outro.
Hoje em dia a psicologia holística tem um foco no futuro e na ação, ou seja, é importante contactar com um profissional que ajude a ver a vida, as crenças, os pensamentos como se de um teatro se tratasse, em que somos os espectadores ativos na interpretação desta peça que é a vida de cada mulher.
Paralelamente, a nutrição tem um papel fulcral no estado emocional, no desempenho cognitivo tanto da gravida como do bebe e além do mais na saúde mental da grávida.
Sabemos que a nutrição especifica durante a gravidez aumenta o QI da criança e previne a depressão no pós-parto.
Existem alimentos e nutrientes que são importantes consumir durante a gravidez para satisfazer as necessidades do bebe e também da mãe.
Para isso, requer que as análises ao longo dos trimestres tenham uma intensão e um olhar cuidadoso de possíveis níveis bioquímicos que possam surgir em défices com uma reversão muito mais agressiva.
O olhar da nutrição funcional e integrativa tem sempre como base a prevenção e a correção de défices nutricionais antecipadamente para a gravida e para o bebe!
Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!