O porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, vai dispor de um novo rebocador, o Açor, considerado uma embarcação de “última geração”, anunciou hoje a empresa Portos dos Açores.

De acordo com a Portos dos Açores, o novo rebocador chega na quarta-feira a São Miguel e “representa um marco importante na modernização da frota de apoio portuário em Ponta Delgada” e à região.

Em comunicado, a empresa adianta que se trata de uma embarcação de reboque “de última geração projetada com foco na eficiência, segurança e robustez, características essenciais para as operações portuárias modernas”.

O Açor tem 24,2 metros de comprimento e uma boca de 11,25 metros, estando equipado com um sistema de propulsão avançado que inclui dois motores principais, cada um com 2000KW de potência, disponibilizando sobre os propulsores um total de 4000KW, cerca de 5300 cavalos, ainda segundo a Portos dos Açores.

A empresa refere igualmente que o rebocador pode atingir 12 nós, garantindo “uma resposta rápida e eficiente em operações de manobra”, possuindo “uma capacidade de tração de 70 toneladas deslocando-se para a frente e 65 toneladas para trás”, um “fator decisivo para as manobras de navios de grandes dimensões”.

O Açores está equipado com “sistemas de navegação de última geração, incluindo radar de alta precisão e sistemas de comunicação avançados, equipamentos de última geração que permitem que opere com precisão em condições climáticas mais exigentes e em áreas de alta densidade de tráfego marítimo”, acrescenta a Portos dos Açores.

A empresa aponta também que o Açor opera com maior eficiência energética e reduz os custos operacionais a longo prazo.

Ainda segundo a Portos dos Açores, as próximas semanas serão dedicados à realização de testes técnicos e formação das equipas de operação, garantindo que o Açor e a sua tripulação “estejam em pleno funcionamento, procedimentos fundamentais para assegurar que o rebocador esteja em condições ideais de operar com a máxima eficiência e segurança”.

 

PUB