A Polícia Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, vai desenvolver um projeto para reforçar a segurança no meio escolar e prevenir comportamentos de risco, iniciativa que foi testada este ano letivo numa escola do concelho, foi hoje anunciado.

Segundo a autarquia de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o projeto ‘Policiamento +’ foi testado na Escola Básica e Integrada de Capelas e “será alargado a todas as escolas do concelho no próximo ano letivo”.

De acordo com nota de imprensa do município, o projeto passa por fortalecer a parceria entre as escolas e a Polícia Municipal, através da presença policial preventiva na comunidade escolar, nomeadamente nas zonas envolventes aos estabelecimentos de ensino.

Citado na nota, o diretor do departamento da Polícia Municipal de Ponta Delgada, Edgar Ferreira, sublinha o papel da polícia de proximidade promovido por este projeto.

“Queremos com esta iniciativa promover a segurança escolar, fortalecer a parceria entre as escolas e a nossa instituição, estabelecer uma presença policial preventiva na comunidade escolar e capacitar os alunos, professores, funcionários e pais dos conhecimentos necessários para se tornarem agentes ativos na promoção da segurança escolar”, destaca.

A iniciativa foi apresentada durante o último Conselho Local de Educação.

Por seu lado, o vereador com o pelouro da Educação, Sérgio Rezendes, realça que este projeto pretende “fortalecer a relação entre a Polícia Municipal, as escolas e a comunidade” e pretende contribuir para “a redução da incidência de violência, ‘bullying’ e outros comportamentos desviantes nos estabelecimentos de ensino, através da promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor”.

Para assinalar o final do ano letivo foram atribuídos diplomas de reconhecimento a alunos da Escola Básica e Integrada das Capelas que participaram no projeto-piloto do ‘Policiamento +’.

 

PUB