Bensaude Hotels Collection investe 6,6 milhões de euros em novas infraestruturas e imagem do Parque Terra Nostra para reforçar o posicionamento do jardim botânico num patamar de referência mundial.
Os novos balneários, bilheteiras, espaço de exposição, loja, acessos e iluminação cénica noturna são inaugurados hoje, dia 1 de junho, e acrescentam valor às componentes botânica, turística, arquitetónica e lúdica do Parque, reconhecido mundialmente pelo seu Tanque Termal e pelas inúmeras espécies de plantas que preserva, algumas delas em extinção.
A modernização e conservação são o principal foco da Bensaude Hotels Collection que quer reforçar o papel do Parque Terra Nostra como ponto de referência botânica e ambiental a nível global. As infraestruturas foram construídas em plena harmonia com o jardim e a paisagem natural dos 12,5 hectares do Parque, que inclui uma das mais notáveis coleções do mundo de camélias, com mais de 800 exemplares diferentes, árvores centenárias, uma coleção de fetos, jardim de vireyas e uma das maiores coleções do mundo de cycadales.
O novo site ( https://www.parqueterranostra.com) reflete a nova imagem, mais moderna e minimalista, e inclui uma biblioteca botânica com informações detalhadas sobre as diversas espécies de plantas existentes no Parque Terra Nostra, as suas características e habitats naturais.
Novos balneários e espaços de bilheteiras, exposição e loja
O Parque Terra Nostra passa a dispor de balneários cobertos por uma longa abóboda que abre em arcada para o jardim e convoca o tema paisagístico das grutas românticas-pitorescas. Tem ainda um novo espaço de bilheteiras, exposição e loja, totalmente envidraçado, que privilegia a relação de transparência com a envolvente ajardinada. Para esta área, Pedro Maurício Borges, responsável pelo projeto de arquitetura, optou por uma construção inserida dentro da vegetação, ao invés de uma construção isolada.
O uso de betão a lembrar pedra pomes é inspirado nos vulcões gasosos das Furnas, aproximando a obra dessa geologia. Os alvéolos na pedra permitem ao musgo entranhar-se, mostrando que a arquitetura e a vegetação funcionam como um todo.
O tema do côncavo e do convexo acompanha o desenho de toda a intervenção, inspirado pelo Botania Hall e pela ilha do Tanque, bem como pela Casa do Jardineiro e pela Serpentina.
O projeto de iluminação cénica noturna está a cargo do arquiteto Luís Ribeiro que optou por um conceito que varia em direção e intensidade, e que proporciona a alternância de zonas mais escuras com outras mais iluminadas. Ao todo, são mais de 230 pontos de iluminação que permitem uma gestão sustentável e o prolongamento do prazer diurno de passear pelo Parque para o período noturno. Estes pontos de iluminação equipados com tecnologia LED, são alimentados por cerca de 5900 metros de cabos elétricos, instalados subterraneamente em cerca de 2300 metros de valas. A sua implantação e construção incluiu medidas especiais de proteção e foi permanentemente acompanhada pelas equipas de jardineiros do parque e de construção e fiscalização, e pelo projetista, minimizando qualquer impacto na estrutura das raízes da valiosa vegetação existente.
Nova Imagem do Parque Terra Nostra
A nova marca agrega valor às diferentes componentes e produtos que compõem o Parque Terra Nostra, nomeadamente a botânica, a turística, a arquitetónica e a lúdica. O objetivo é modernizar a projeção do Parque Terra Nostra a nível nacional, mas também em mercados como os EUA, Canadá, França, Reino Unido e Suíça.
O rebranding do Parque Terra Nostra foi feito pela Label e marca uma nova fase na projeção internacional desta icónica atração turística da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, que se pretende mais próxima e minimalista. A assinatura “Um legado que encanta” dá o mote à modernização da imagem que vem acompanhada de novas infraestruturas neste jardim botânico.
O símbolo da nova marca representa a oferta e tudo o que floresce no Parque Terra Nostra. A tipografia, de desenho floral e orgânico, complementa a geometria do símbolo, mantendo uma expressão sóbria e relacional, agora evidenciada num discurso na primeira pessoa. A assinatura “Um legado que encanta” reflete a história do Parque que teve início em 1775, bem como a dos vários proprietários existentes ao longo dos anos. Integra, desde 1936, o portfólio da Bensaude Hotels Collection.
A marca passa a contar com uma nova linha de merchandising de vestuário, acessórios, banho, utilities, papelaria e arte, inspirados na natureza.