Nos últimos sete anos foram capturados nos Açores cerca de nove mil toneladas de pescado, num rendimento médio anual de cerca de 33 milhões de euros, adiantou hoje o secretário regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho.
Numa nota alusiva ao Dia Nacional do Pescador, que hoje se assinala, Mário Rui Pinho reconhece “a bravura, a resiliência e a importância crucial desses profissionais para a identidade cultural e para economia da região e do país”.
“A pesca transcende a sua função económica, é um legado transmitido de geração em geração, moldando as comunidades costeiras e preservando um modo de vida. Os pescadores são guardiões de tradições e conhecimentos ancestrais”, refere o governante.
Nos Açores, mais de duas mil famílias dependem diretamente da pesca, sendo que os pescadores “enfrentam desafios diários, como o aumento dos custos de produção associados à atividade, a volatilidade do mercado interno e externo e os impactos das alterações climáticas”, reconhece o titular da pasta das Pescas do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).