Mário Rui Pinho, secretário regional do Mar e Pescas do Governo Regional dos Açores

Nos últimos sete anos foram capturados nos Açores cerca de nove mil toneladas de pescado, num rendimento médio anual de cerca de 33 milhões de euros, adiantou hoje o secretário regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho.

Numa nota alusiva ao Dia Nacional do Pescador, que hoje se assinala, Mário Rui Pinho reconhece “a bravura, a resiliência e a importância crucial desses profissionais para a identidade cultural e para economia da região e do país”.

“A pesca transcende a sua função económica, é um legado transmitido de geração em geração, moldando as comunidades costeiras e preservando um modo de vida. Os pescadores são guardiões de tradições e conhecimentos ancestrais”, refere o governante.

Nos Açores, mais de duas mil famílias dependem diretamente da pesca, sendo que os pescadores “enfrentam desafios diários, como o aumento dos custos de produção associados à atividade, a volatilidade do mercado interno e externo e os impactos das alterações climáticas”, reconhece o titular da pasta das Pescas do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

PUB