O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve hoje presente na abertura dos XXXIV Jogos Desportivos Escolares do Ensino Secundário, na modalidade de voleibol, evento que marca o encerramento da época 2023/2024 do Desporto Escolar Açores.
A sessão decorreu na Escola Básica e Secundária da Calheta, na ilha de São Jorge, contou com a participação de comitivas de oito das nove ilhas do arquipélago e foi acompanhada pelo Presidente do Governo no segundo dia da visita estatutária à ilha.
Durante a cerimónia de abertura, José Manuel Bolieiro expressou a sua satisfação em participar no evento, destacando a importância do desporto escolar para o desenvolvimento dos jovens açorianos.
“A prática do desporto promove uma atitude. A atitude do ‘fair-play’, a atitude da superação, a atitude da disciplina, a atitude do respeito e pela amizade. Portanto, estou muito satisfeito com este evento “, afirmou.
Os jogos, que decorrem de 28 a 30 de maio, reúnem 174 alunos e 30 docentes de oito escolas dos Açores, incluindo as escolas da Calheta, da Graciosa, da Madalena, das Flores, de Santa Maria, das Laranjeiras e das escolas Vitorino Nemésio e Manuel de Arriaga – participam oito equipas femininas e sete equipas masculinas, proporcionando uma plataforma para a competição saudável, cooperação e disciplina entre os jovens.
O Presidente do Governo dos Açores enfatizou o valor do desporto como um meio de promover a açorianidade, a unidade regional e o desenvolvimento pessoal dos alunos.
“O desporto permite, desde logo, esta relação de uma ilha para outra, de uma escola com outra escola. Reforço o espírito da açorianidade, a unidade regional, o sentimento de pertença aos Açores e, por outro lado, igualmente na formação da personalidade e do caráter”, destacou.
O evento é um testemunho do sucesso contínuo do Desporto Escolar Açores, que ao longo dos anos tem incentivado uma cultura de valorização do desporto nas escolas.
José Manuel Bolieiro sublinhou ainda o compromisso da Secretaria Regional de Educação, Cultura e Desporto em garantir que o desporto escolar continue a ser uma oportunidade de formação plena e de sucesso educativo para os alunos.
E concluiu: “Estou muito satisfeito com este evento e pela feliz coincidência de estar aqui em visita estatutária com o Governo, acolhendo estas alunas e alunos, estes desportistas, os seus professores e os responsáveis desta escola”.