Foto e Texto: José Araújo

O Marítimo SC venceu o HC Ponta Delgada na passada quarta-feira por 5 – 1, no pavilhão Sidónio Serpa, a equipa da calheta já vencia por 2 – 1 ao intervalo. Foi uma partida da 28ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Zona Sul “B” de Hóquei Patins.

Começo esta minha crónica do jogo enaltecendo a presença da árbitra Internacional Silvia Coelho, para dirigir este dérbi, dando os parabéns pelo bom desempenho em pista com também a boa ajuda dos hoquistas do Marítimo e o HC PDL.

Sim, foi um dérbi micaelense arbitrado pela Árbitra Internacional Silvia Coelho, já muito conhecida dos micaelenses. Já tinha tido a oportunidade de assistir a diversos jogos arbitrados pela Silvia Coelho, faço minhas as palavras e considerações na entrevista elabora pelo Pedro Jorge Cabral no www.hoqueipatins.pt.

E recordando o que foi escrito, transcrevo o que o Pedro Jorge disse da Silvia Coelho, “O que me impressiona verdadeiramente é a forma como ela lida com os jogadores, com um jeito decidido, confiante, corajoso, autoritário, mas sempre humano, aceite (quase) sempre pelos jogadores pela forma como ela consegue falar com todos, algumas vezes com um sorriso que desarma completamente qualquer um, outras com um autoritarismo que impressiona por ela jamais ser arrogante ou presunçosa, presumida ou pretensiosa”.

Algum tempo antes do início do jogo, a Silvia Coelho convocou os jogadores e treinadores de ambas as equipas e fez uma reunião de como podia “correr “ o jogo. E recordando algumas das palavras relembrou aos presentes o comportamento dos jogadores em pista, disputas de bola junto às tabelas e o direito de protesto nos bancos, mas sem exaltações. Foi este o testemunho em primeira mão, antes do começo da partida da qual tive a oportunidade de presenciar, obrigada senhora árbitra Silvia Coelho.

Não posso deixar de referir que aquando da entrada do Marítimo em pista, os jogadores e staff técnico do HC Ponta Delgada, fizeram duas filas e saudaram os vencedores da 3ª Divisão Zona Sul “B”, num ato de desportivismo.

O jogo não era fácil, pois tratava-se de um dérbi de Ponta Delgada e exigia-se um árbitro com outra rodagem e a Federação nomeou e bem a árbitra Internacional Silvia Coelho. Recordo que no dérbi da 1ª volta o jogo foi arbitrado pelo Fernando Lopes, que errou em alguns lances não tendo influência no resultado, tendo por isso feito um trabalho aceitável.

Foi uma partida que no fundo foi um pouco mais difícil para o HC Ponta Delgada que entrou bem e que podia abrir linhas de jogo pois o Marítimo não pressionava muito alto. Assim aconteceu, mas foi preciso esperar até ao minuto 14:57 para que Francisco Freitas abrisse o ativo para o HC PDL. E passados cerca de dois minutos o homem golo do Marítimo Octávio Zangheri empata o jogo 1 – 1 num bom ataque organizado.

Foi preciso a marcação de um livre direto para o Marítimo que Henrique Viçoso concretizou estabelecendo o resultado em 2 – 1 ao minuto 11:14, com que terminou a primeira parte.

Na 2ª parte o HC PDL não tinha nada a perder, abriu linhas jogou no erro do adversário, não conseguindo, pois, os guarda-redes do Marítimo estavam atentos transmitindo confiança aos seus colegas, o que já é hábito neles. E foi mais uma vez o Argentino Octávio Zangheri que fez o seu segundo na partida 3 – 1 ao minuto 21:17 com assistência do seu compatriota Vilson Bartolotto.

Quem não marca sofre e o HC PDL sofre o 4 – 1 aos 17:43 por Tiago Botelho numa sticada à entrada da área adversária. O HC Ponta Delgada teve ainda a oportunidade de reduzir o marcador na transformação de uma penalidade, mas Pedro Soares falha ao minuto 06:01, estava em dia não.

O HC PDL não desanimou batalhou em pista fez com que o Marítimo errasse, fazendo faltas para a equipa, mas foi o Marítimo que mais uma vez marca o 5 – 1 ao minuto 3:19 por Octávio Zangheri, (terceiro à sua conta), resultado com que terminou o jogo no Sidónio Serpa.

Fazendo uma análise às faltas de ambas as equipas, não foi atingido a décima o traduz o bom desempenho de todos os hoquistas em pista durante os cinquenta minutos.

No capítulo da disciplina também nada a apontar, nem advertências, cartões azuis ou vermelhos, ficaram no bolso da árbitra Silvia Coelho, que não precisou de os utilizar.

Na bancada o sexto jogador mais uma vez esteve em bom número apoiando durante toda a partida ambas as equipas na consagração do título do Marítimo SC.

Numa breve apreciação ao jogo desta jornada, o Marítimo foi muito competente ao longo dos 50 minutos, gerindo bem o jogo, tendo em Octávio Zangheri o homem golo e melhor marcador da equipa com a marcação de mais três tentos.

O Marítimo termina assim no 1º lugar na tabela classificativa em 28 jogos, 79 pontos, 26V, 1E, 1D, com 171GM e 40GS, sendo o clube que sofreu menos golos em toda a 3ª Divisão Nacional.

O HC Ponta Delgada, ainda tem mais um jogo com o Cascais no Continente no próximo fim-de-semana e após este dérbi está no 8º lugar, em 27 jogos, 11V, 4E, 12D, 103GM e 131GS.

Andamento do marcador: 0 – 1 HC PDL Francisco Freitas aos 14:57, 1 – 1 Marítimo Octávio Zangheri aos 12:50, 2 – 1 Marítimo Henrique Viçoso aos 11:14, com terminou a 1ª parte.

2ª parte: 3 – 1 Marítimo Octávio Zangheri aos 21:17, 4 – 1 Marítimo Tiago Botelho aos 17:43, 5 – 1 Marítimo Octávio Zangheri, resultado com que terminou o jogo.

Jogaram e alinharam neste jogo:

Marítimo SC

Cinco Inicial: GR Tiago Simões, Henrique Viçoso, Octávio Zangheri, Tiago Botelho e Vilson Bartolotto

GR Nuno Teixeira, Carlos Guimarães, Tiago Leite, Alexandre Resendes e Henrique Pimentel

Treinador: Júlio Soares

HC Ponta Delgada

Cinco Inicial: GR Rui Santos, Francisco Freitas, Pedro Soares, Nelson Calisto, Mário Jesus.

GR Michael Tavares, Pedro Paula, Miguel Pimentel, Fábio Larsen, Rodrigo Pimentel.

Treinador: Herberto Resendes e Sandro Melo

Arbitragem de Silvia Coelho Árbitra Internacional

PUB