Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual. Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!
A ciência é unânime quando recomenda a programação da gravidez. Comecemos pelo início… na maior parte dos casos, a mulher quando pensa em engravidar recorre a uma consulta de ginecologia para realizar alguns exames de rotina. Porém, os meses e anos vão passando e a gravidez não acontece…. Porque tanto os profissionais, como os casais, não exploram a fertilidade na sua profundidade.
É importante investigar com brevidade, através de análises clínicas, os défices nutricionais que possam comprometer a multiplicação celular aquando da fusão do gameta masculino com o feminino, as alterações metabólicas ou hormonais que estejam a boicotar a concepção ou que estejam a impedir uma gravidez viável. O pré-natal é uma das fases mais importantes para a propagação de gerações futuras saudáveis. Isto é, as restrições ou os excessos nutricionais da futura grávida vão ter repercussões epigenéticas nas 3 gerações seguintes da criança. No pré-natal existem timings que não se recuperam.
O momento da fecundação é quando 2 células se fundem para originar 1 célula, esta nova célula vai iniciar uma série de acontecimentos fisiológicos, metabólicos e hormonais que ocorrem para conseguir chegar a um estádio de blastocisto. Aqui, já vai a meio de uma fase num processo de necessidades nutricionais – vitaminas e minerais, proteínas, gordura e energia (hidratos de carbono) – para a multiplicação celular que vai dar origem à primeira estrutura do embrião e da placenta – o saco vitelino. Essa estrutura já absorveu muitos nutrientes da futura grávida em prol da sua sobrevivência.
A cada milésimo de segundo a absorção vai ser ainda maior. Contudo, não é possível que os suplementos façam um milagre, é fulcral que a alimentação, a nutrição e a suplementação estejam em equilíbrio para que a gravida supere as necessidades nutricionais especificas dela e do bebe.
Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!