Foto e texto: José Araújo

O HC Ponta Delgada venceu no passado dia 18 de maio por 7 – 4, o Sporting CP “B” com um empate a quatro bolas ao intervalo, num jogo realizado no pavilhão Sidónio Serpa em Ponta Delgada, numa partida em atraso da 12ª jornada da 3ª Divisão Zona Sul “B”.

Relembrando o jogo do Sporting CP “B” com o HC PDL do passado dia 1 de maio a contar para a 27ª jornada, os micaelenses perderam por 18 – 6 com 11 – 2 ao intervalo.

Assim, este jogo em Ponta Delgada seria a desforra. Contudo foi o HC Ponta Delgada que entrou mais forte no jogo e abriu o ativo quando estavam decorridos cerca de dois minutos, por Francisco Freitas numa boa transição e com assistência de Pedro Soares.

O Sporting não baixou os braços, e Francisco Maximiano igualou o marcador 1 – 1. O HC PDL manteve-se firme em pista e Francisco Freitas desfez o empate, 2 – 1 mostrando que a sua equipa queria pontuar nesta jornada. Poucos segundos depois o Sporting iguala de novo o marcador 2 – 2 por Francisco Maximiano.

E ao minto 19:00 Nelson Calisto é sancionado com cartão azul por conduta agressiva sobre um adversário, dando origem a um livre direto que Francisco Maximiano falha.

Um minuto depois o Sporting por Tiago Alves faz o 3 – 2, mas Pedro Soares marca de novo e empata o jogo a 3 – 3 com assistência de Francisco Freitas. O jogo estava numa toada rápida por ambos os conjuntos e Martim Lopes do Sporting desempata o jogo 4 – 3. Foi preciso chegar ao minuto 1:47 com a amostragem de um cartão azul para Tiago Alves do Sporting, que Pedro Soares empata de novo 4 – 4, após a marcação de um livre direto, resultado com que terminou a 1ª parte.

Para a 2ª parte ambas as equipas entraram em pista para conquistar os três pontos em disputa, mas em pista tentavam abrir linhas para golo. Contudo Tiago Alves é amoestado com o 2º cartão azul e do livre direto não resulta em golo por falha de Pedro Soares. O Sporting atinge a décima falta em jogo e na transformação do livre direto Fábio Larsen faz o 5 – 4, tranquilizando os micaelenses.

De novo Nelson Calisto do HC PDL, sofre o 2º azul, livre direto para o Sporting e Guilherme Caetano falha. O HC PDL moralizado pelo marcador e numa boa transição de Pedro Soares e Francisco Freitas faz o 6 – 4.

Um caso curioso neste jogo e quando faltava cerca de um minuto e meio, Ricardo Barreiros, treinador do Sporting trocou o seu guarda-redes por mais um jogador de pista, quando estava a perder por 6 – 4, trocou o seu guarda-redes por mais um jogador de pista.

Foi um arriscar tudo, pois perder por seis ou mais perdia sempre os três pontos em disputa. Não é todos os jogos que vemos um treinador que arrisca neste sistema. Posso concluir que é com treinadores destes que arriscam no jogo com o objetivo de dar aos seus atletas mais uma experiência numa divisão que se tornou muito competitiva.

Com treinadores destes que arriscam no jogo teve como objetivo dar competitividade e experiência aos seus atletas numa numa divisão que se tornou muito competitiva.

O Sporting a jogar sem guarda-redes, pressionou mais o seu adversário não conseguindo o seu intento. E Pedro Soares interceta uma bola e num remate certeiro da sua área faz o 7 – 4 ao minuto 0:46. O jogo terminou pouco tempo depois e o HC Ponta Delgada foi um justo vencedor pelo que fez em pista.

Para quem teve a oportunidade de se deslocar ao pavilhão Sidónio Serpa para ver este jogo viu muita emotividade, com um jogo rápido e com incerteza no resultado e que o HC Ponta Delgada entrou com o pé direito para muita satisfação dos seus adeptos que marcaram presença em bom número.

Por outro lado, o Sporting apresentou-se para esta 3ª Divisão com hoquistas muito jovens, mas com muito garra, falhando em alguns momentos do jogo por falta de experiência, mas muito bem orientados por um grande hoquista Ricardo Barreiros.

Com arbitragem de Miguel Azevedo, árbitro de Categoria A1, foi um jogo fácil de dirigir, porque as equipas também facilitaram. Jogo com poucas faltas técnicas, pois ambos os conjuntos estavam focados no jogo em pista. Soube controlar o jogo que teve um imperativo que foi a incerteza no marcador com jogadas muito rápidas.

Em pista não tenho dúvidas de eleger o Rui Santos Guarda-redes do HC PDL como o melhor pista, por aquilo que defendeu e a tranquilidade e segurança que transmitiu aos seus colegas.

Com o resultado deste jogo, o HC Ponta Delgada, soma mais três pontos, está classificado no 8º lugar em 26 jogos com 37 pontos, com 11V, 4E e 11D com 102GM e 126GS.

Para encerrar este campeonato o HC Ponta Delgada, falta cumprir mais um jogo no Continente no próximo dia 26 maio com GDS Cascais às 16:00 dos Açores.

 

Andamento do marcador:

Golo 1 – 0 Francisco Freitas, HC PDL (23:23), Empate 1 – 1 SCP, (22:34), Golo 2 – 1 Francisco Freitas, HC PDL, (19:40), Empate 2 – 2 Francisco Maximiano, SCP, (19:29), Golo 2 – 3 Tiago Alves, SCP, 18:00, Empate 3 – 3 Pedro Soares HC PDL, (12:57), Golo 3 – 4 Martin Lopes, SCP, (12:33) Empate 4 – 4 Pedro Soares., HC PDL (1:43) intervalo.

2ª parte: Golo 5 – 4 Fábio Larsen, HC PDL, (9:20), Golo 6 – 4 Francisco Freitas HC PDL, (4:52), Golo 7 – 4 Pedro Soares, HC PDL, (0:46).

As equipas alinharam e jogaram

HC Ponta Delgada

Cinco Inicial: GR Rui Santos, Nelson Calisto, Francisco Freitas, Pedro Soares, Mário Jesus,  

GR Michael Tavares, Pedro Paula, Fábio Larsen, Carlos Bicudo e Rodrigo Pimentel  

Treinadores: Sandro Melo e Herberto Resendes

Disciplina: Nelson Calisto azul e azul

Sporting CP “B”

Cinco Inicial: GR Eduardo Monterroso, Francisco Maximiano, Miguel Castilho, Miguel Alves, Tiago Alves

GR Lourenço Soares, João Pina, Guilherme Caetano, Martim Lopes.

Treinador: Ricardo Barreiros

Disciplina: Tiago Alves azul e azul

PUB