Candidato do PS Açores às Eleições Europeias, André Franqueira Rodrigues, defende a Política Espacial e a importância do Teleporto de Santa Maria durante visita à Infraestrutura.
O candidato do Partido Socialista (PS) Açores às próximas eleições europeias, André Franqueira Rodrigues, visitou hoje o Teleporto de Santa Maria, acompanhado da cabeça de lista do PS às próximas eleições europeias do próximo dia 9 de junho, Marta Temido, onde sublinhou a importância da política espacial para a projeção de Portugal e dos Açores na Europa, destacando os avanços significativos alcançados neste domínio sob os Governos do PS, tanto a nível nacional quanto regional.
André Franqueira Rodrigues aproveitou a oportunidade para realçar a necessidade de avançar rapidamente na construção do Porto Espacial de Santa Maria para posicionar os Açores no mapa deste importante setor, assim como a importância de cumprir o compromisso de desenvolver a segunda antena do projeto da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) nas Flores.
No contexto das oportunidades oferecidas pela política espacial da UE, Rodrigues enfatizou a importância para o país e para a região se afirmarem no conjunto dos 27 Estados-membros, beneficiando do desenvolvimento de aplicações e usos civis do espaço e da criação de novos empregos qualificados. “No Parlamento Europeu, continuaremos atentos às oportunidades para a Região e o país, promovendo o avanço rápido na definição do Porto Espacial de Santa Maria e a continuação dos projetos da RAEGE”, disse.
“A captação da primeira antena da ESA para Santa Maria e a assinatura do memorando para a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) foram marcos importantes realizados com o apoio dos Governos do PS. Esse trabalho merece ser continuado, fazendo uso inclusive das oportunidades de financiamento comunitário”, destacou.
A visita de André Franqueira Rodrigues ao Teleporto de Santa Maria reforça o compromisso contínuo do PS Açores com o desenvolvimento científico e tecnológico da Região, bem como com a promoção de uma Europa mais inovadora e competitiva.