Mais de três dezenas de sportinguistas concentraram-se no centro de Ponta Delgada para celebrarem a conquista do 20.º título de campeão nacional de futebol, ao mesmo tempo que decorrem as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

O dia em que Sporting viu confirmada a conquista da I Liga portuguesa coincidiu com a realização da maior festa religiosa dos Açores, algo que apenas contribuiu para reunir ainda mais adeptos ‘leoninos’ no centro histórico de Ponta Delgada.

“Viemos passear durante a tarde para as barraquinhas já com os cachecóis, porque sabíamos que o Benfica ia ter um jogo difícil e que podíamos ser campeões”, referiu um fervoroso jovem adepto que se fazia acompanhar de três amigos.

Após a derrota do Benfica em Famalicão, por 2-0, o conjunto de Alvalade garantiu matematicamente o primeiro lugar, pois a duas jornadas do fim tem mais oito pontos que as ‘águias’.

“Fomos a melhor equipa do campeonato, o jogo decisivo foi a vitória por 2-1 contra o Benfica em casa. É sem dúvida uma sensação espetacular. Temos um grande treinador [Rúben Amorim] e o Gyokeres foi de longe o elemento decisivo”, exclamou Rui Duarte, de 34 anos.

Numa cidade em que muitas ruas estavam fechadas e onde praticamente não haviam lugares para estacionar, a festa eclodiu na Praça Gonçalo Velho Cabral com buzinas, tambores e apitos de carros que acabavam por condicionar o trânsito ao ficarem totalmente parados no meio da estrada.

A enorme fila que se estendeu não pareceu irritar algumas pessoas que apenas estavam de passagem pelo local, como é o caso de Sónia Sousa. “Eu pessoalmente não gosto de futebol, mas há que respeitar a emoção das pessoas. Está muita gente aqui. Claro que se soubesse que os carros iam parar no meio da estrada tinha feito outro percurso, mas agora pronto, é esperar”, atirou.

Enquanto uns esperavam, outros vibravam e cantavam, havendo sempre quem não dispensasse a oportunidade de falar aos jornalistas.

“É um título abençoado. Ainda por cima durante as festas do Senhor, foi tudo perfeito. Fui na procissão à tarde a rezar e a pedir que o meu Sporting fosse campeão. Amanhã é feriado, por isso a festa vai ser até de manhã!”, gritou José Silva em alusão ao feriado municipal de segunda-feira em Ponta Delgada, ao mesmo tempo em que o barulho do fogo de artifício se fazia ouvir bem alto.

E assim se fez a festa dentro da própria festa numa cidade de Ponta Delgada que durante a tarde esteve iluminada com a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres e durante a noite se vestiu de ‘verde e branco’.

 

PUB