A reunião da Assembleia Municipal de Lagoa, nos Açores, aprovou por unanimidade os documentos de prestação de contas referentes ao ano de 2023, informou o município.
Em nota de imprensa, a autarquia de São Miguel explica que nesses documentos consta a receita arrecadada durante o ano 2023, de 16.307.270,75 euros, e a despesa efetuada, durante o mesmo período de 15.907.262,81 euros.
Segundo o município, foi realizado “um esforço adicional para contribuir para a mitigação dos efeitos da crise do crédito e da inflação nas famílias lagoenses”, através da “redução e congelamento de aumento de taxas e rendas, enquanto se “procedeu ao aumento da aquisição de bens de capital e aumento das amortizações pagas dos empréstimos”.
Ainda de acordo com o município, a Câmara de Lagoa “obteve, em 2023, uma taxa de execução orçamental de 92,2% no orçamento global da receita e de 90,0% no orçamento global da despesa”.
“Apesar de uma percentagem elevada, só não foi superior devido à morosidade e à burocracia dos processos expropriativos relacionados com aquisições de casas e terrenos, para desenvolver investimentos estruturantes como a requalificação da frente marítima da cidade e a criação de parques de estacionamentos no concelho”, lê-se na nota.