A Câmara Municipal da Horta, na ilha do Faial, nos Açores, adjudicou hoje, por unanimidade, a elaboração do Projeto de Execução de Ampliação da Pista do Aeroporto pelo valor de 1,1 milhões de euros acrescido de IVA.

Segundo um comunicado da autarquia, a adjudicação do projeto ao Agrupamento CONSULGAL/INDRA, (constituído pelas empresas Consulgal, Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. e Indra Sistemas Portugal, S.A.), foi deliberada numa reunião extraordinária do executivo.

“A decisão foi tomada com base no relatório final e proposta de adjudicação apresentados pelo júri do procedimento, no âmbito do concurso público internacional lançado pelo município da Horta no dia 18 de dezembro de 2023 e publicitado no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia”, lê-se.

A elaboração do projeto para ampliação da pista do aeroporto foi adjudicada “pelo valor de 1.178.954,68 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor”.

“Esta adjudicação representa mais um passo significativo com vista à ampliação efetiva da pista do aeroporto da Horta, que para além de ser uma aspiração antiga dos faialenses é uma condição de desenvolvimento do Faial e um contributo para o desenvolvimento dos Açores”, refere o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira (PSD/CDS-PP/PPM), citado no comunicado publicado na página oficial da autarquia na Internet.

Carlos Ferreira também agradece “aos cidadãos que fizeram parte do júri que analisou as sete propostas a concurso, pois foi com enorme empenho e dedicação à causa pública que realizaram e concluíram este importante trabalho”.

Após a assinatura do contrato de prestação de serviços, o processo será remetido para obtenção de visto do Tribunal de Contas para que, após a sua concessão, “sejam iniciados os trabalhos de elaboração do projeto de ampliação da pista do aeroporto”, remata a nota.

O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) e a Câmara da Horta assumiram o compromisso de financiarem parte do projeto de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, tendo em vista a melhoria das condições de operacionalidade das aeronaves da Azores Air Lines, que asseguram as ligações entre Horta e Lisboa, e que operam atualmente com restrições de peso à descolagem e aterragem, devido à reduzida dimensão da pista.

 

PUB