Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual. Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!

Desde os chás de camomila aos frutos secos, em especial à castanha do Pará, a (in)fertilidade é caraterizada como o insucesso em alcançar uma gravidez desejada, ao fim de 1 ano de relações sexuais contínuas, sem utilização de métodos contracetivos.

Cuidar da fertilidade de um casal está assente em pilares de base alimentar e nutricional, que têm de ser cumpridos durante 85 a 90 dias, de modo a tornar os óvulos mais fecundáveis e os espermatozoides mais férteis.

A qualidade nutricional destes gâmetas vai permitir que, no momento de fecundação – que é o momento de maior recrutamento de energia e nutrientes – haja as condições fisiológicas, metabólicas e hormonais necessárias para que duas células criem uma nova célula original, que evolui para um novo ser.

O stresse e ansiedade são dos fatores que mais contribuem para a inflamação, tanto dos óvulos como dos espermatozoides. Estes estados emocionais frequentes levam a uma resposta hormonal que é: o aumento do cortisol.

Esse aumento desencadeia o despertar de uma série de proteínas pró-inflamatórias e um estado inflamatório celular geral no organismo, provocando a má qualidade dos óvulos e dos espermatozoides.

Para um equilíbrio deste estado emocional há uma série de substâncias adaptógenas que contribuem como estabilizadores e protetores dessa agressão. Vejamos alguns exemplos: os chás de camomila ou tília, o resveratrol que existe nas frutas vermelhas, as leguminosas são alimentos completos e equilibrados.

Sabendo que as nossas células comunicam por canais que são constituídos por gordura, é importante o consumo de frutos secos, em especial a castanha do Pará – devido à sua riqueza em gordura e em simultâneo em selénio-zinco.

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde?

Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!

PUB