Recordando a data de 21 de abril de 1999, o pavilhão Gimnodesportivo de Ponta Delgada passou a chamar-se Sidónio Serpa. Foi uma justa homenagem a um grande desportista Açoriano de Hóquei Patins que foi capitão da seleção Nacional e Campeão da Europa e do Mundo.
Na comemoração do 50º aniversário houve uma cerimónia simples, mas muito importante para o desporto Açoriano, que foi presidida pela Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro que foi acompanhada pelo diretor do serviço de Desporto de São Miguel Ricardo Bettencourt. Também se associou a este evento a Câmara Municipal de Ponta Delgada pelo seu vice-presidente Pedro Furtado, associações, clubes, antigos funcionários e agentes desportivos.
Estar presente nesta comemoração de meio século de existência de uma instalação desportiva que tem sido muito útil ao desporto micaelense e aos Açores, foi um recordar da minha juventude. Tive o grato prazer de estar presente aquando na sua inauguração em 21 de abril de 1974 pelo ministro da Educação Nacional Professor Doutor José Veiga Simão.
Foi uma cerimónia que Ponta Delgada acolheu com muito interesse pois estava dado o início do desenvolvimento desportivo de Ponta Delgada e de São Miguel e porque não dos Açores.
Também em 21 de abril 1999 marquei presença nessa efeméride, mas desta vez como árbitro de hóquei num jogo de demonstração.
Depois das intervenções do vice-presidente da CMPD e da Secretária da Educação, Cultura e Desporto, realizou-se um jogo de hóquei entre duas equipas dos escolares do HC de Ponta Delgada. Esteve também presente a Escola de Patinagem de Ponta Delgada, dirigida por Filipe Viegas que nos presenciou com atuação de patinagem artística individual e grupo.
E em jeito de despedida da passagem deste aniversário recordamos estas datas com histórias, relatadas em primeira mão por antigos funcionários e agentes desportivos presentes de um grande passado do pavilhão Sidónio Serpa.