Sociedade do Cuidado – barómetro (UCP/CEPCEP), é uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa, através do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, cujos resultados serão disponibilizados a diferentes níveis de intervenção e que pode ser um importante instrumento na concretização das políticas públicas relacionadas com as múltiplas temáticas da Sociedade do Cuidado.
Precisamente, um dos participantes neste trabalho e Barómetro da Sociedade do Cuidado é Gualter Furtado, Presidente do CESA, que avança que “uma das principais conclusões a reter deste estudo em desenvolvimento, é que a qualidade das respostas sociais até é positiva, o que falha é a equidade e a intensidade com que as repostas sociais são dadas e a merecerem atenção e melhorias”.
Para Gualter Furtado, “uma Sociedade do Cuidado, para quem mais precisa de Cuidado, é uma Sociedade Responsável porque se incomoda e preocupa em diagnosticar situações que são sempre de exclusão. Estuda-as, apresenta-as, trabalha e coopera na sua mitigação”.
O Barómetro inclui 22 temáticas amplamente representativas dos principais problemas que caracterizam a Sociedade do Cuidado em Portugal, referindo, a titulo de exemplo, as medidas para reduzir o risco da pobreza, medidas para uma maior inclusão social, medidas de apoio ao combate à violência doméstica, medidas para a promoção da igualdade de género, apoio à população sénior mais desfavorecida, qualidade das respostas sociais, e qualidade das respostas do sistema de saúde para as pessoas de menores rendimentos.
É precisamente sobre estas 22 temáticas que o painel representativo de diversos sectores – que cobre quase todo o território nacional, incluindo a Região Autónoma dos Açores, se pronunciam, onde se espera que brevemente também a Região Autónoma da Madeira possa integrar este painel.
Foi exatamente com o propósito de os analisar, que a Universidade Católica Portuguesa promoveu, no passado dia 17 de janeiro de 2024, uma sessão de apresentação sobre a Sociedade do Cuidado Index – barómetro, e que contou com a abertura e moderação do Professor Fernando Ilharco, apresentação do Investigador José Sousa Fialho e uma mesa redonda constituída pelos Professores(a) Eduardo Marçal Grilo, Maria Amélia Figueiredo e José Miguel Nogueira, participando presencialmente e por videoconferência alguns membros do painel.
Veja o relatório Caderno Index