O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, afirmou esta quarta-feira, durante a entrega de prémios do XVIII Torneio Centenário de Voleibol, que “os estudos e o desporto têm que andar sempre de mãos dadas”, uma vez que “ambos são indispensáveis para a formação dos homens e mulheres de amanhã”.

“O desporto desempenha um papel fundamental na vida dos nossos jovens, proporcionando não só benefícios físicos, mas também a nível do desenvolvimento social, emocional e cognitivo. É por esta razão que a autarquia de Ponta Delgada se orgulha de apoiar eventos como este que, para além de promover um estilo de vida saudável, fomentam valores como o trabalho em equipa, disciplina e fair play”, salienta o autarca.

Na ocasião, Pedro Nascimento Cabral afirmou que foi com “grande orgulho e satisfação” que teve a oportunidade de testemunhar a “prestação exemplar de todos os participantes deste torneio”, deixando largos elogios às equipas vencedores.

“O empenho, dedicação e habilidade demonstradas são verdadeiramente inspiradores e merecem todo o meu reconhecimento e louvor. A vossa participação não só enriquece a história desta competição, como também eleva o prestígio do voleibol na nossa cidade”, acrescentou o autarca.

Às equipas que não conquistaram lugares de pódio, Pedro Nascimento Cabral fez questão de deixar uma palavra de motivação.

“Quero expressar a minha sincera admiração pela determinação que demonstraram ao longo de todo o torneio. Sabemos que a competição é repleta de desafios e, é através deles, que se forja o verdadeiro caráter de um competidor. Que esta experiência sirva de motivação para futuras conquistas e como lembrete de que o verdadeiro triunfo está na perseverança e no crescimento pessoal”, frisou o autarca.

O Presidente do Município aproveitou ainda a ocasião para enaltecer todo o trabalho desenvolvido pela Associação de Voleibol de São Miguel, entidade responsável pela organização do evento, que demonstrou uma “incansável devoção e profissionalismo” características que considerou “essenciais” para o sucesso da competição.

“Por causa de vocês pudemos não só celebrar este grande desporto que é o voleibol, mas também incentivar o seu crescimento a nível regional e nacional. Espero que possamos continuar a trabalhar juntos para promover e fortalecer ainda mais esta nobre modalidade em Ponta Delgada”, conclui o autarca.

O XVIII Torneio Centenário de Voleibol contou com a participação de 160 atletas e 12 equipas das Regiões Autónomas e Portugal Continental.

PUB