O Vice-Presidente do Município, Pedro Furtado, recebeu, este sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os atletas das equipas nacionais de atletismo que irão participar na 59ª edição da Corrida de São Silvestre, em Ponta Delgada, tendo convidado os mais de 1100 inscritos a viverem a prova como “a verdadeira festa” e “exemplo de superação” que ela é.

Tendo destacado o facto de, na presente edição, a prova reunir mais de 80 atletas dos maiores clubes nacionais de atletismo, o autarca fez ainda votos de que, além da vertente desportiva, todos possam desfrutar dos Açores e do concelho de Ponta Delgada.

“Tenho esperança que se enamorem por esta prova, pela nossa natureza e hospitalidade das nossas gentes. São dos nossos mais genuínos cartazes; que concorram para fazer com que nos visitem mais vezes”, declarou.

A Corrida de São Silvestre é a maior prova de atletismo dos Açores e a segunda mais antiga de Portugal. Nesta que é a sua 59ª vida, a competição organizada pela Associação de Atletismo de São Miguel (AASM) apresenta como embaixadora a atleta olímpica Sara Catarina Ribeiro.

Na recepção de boas-vindas aos atletas da São Silvestre, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada fez questão de sublinhar a qualidade do trabalho levado a efeito pelo Presidente da AASM, Miguel Machado, e de toda a equipa que o acompanha.

“No processo de criação de pontes institucionais entre a autarquia e as associações, as pessoas que as encabeçam têm um papel determinante. No caso concreto da Associação de Atletismo de São Miguel, tenho não só de mencionar a seriedade da liderança, como a verdade e rigor que a restante equipa coloca nos atos e objetivos com que está comprometida”, enfatizou.

A terminar, Pedro Furtado quis também aproveitar a presença de Sara Catarina Ribeiro para agradecer o prestígio que a atleta olímpica tem conferido a Portugal a partir do seu trajeto desportivo e não escondeu “o orgulho” em vê-la embaixadora da 59ª Corrida de São Silvestre.

“A Sara chega-nos aqui com uma lesão de esforço e não irá participar na prova. Queria, por isso, através dela e do seu exemplo, manifestar o meu apreço e reconhecer a dedicação de todos os praticantes desta modalidade, bem diferente de muitas outras nos desafios que coloca ao corpo, mas também à mente”, observou.

Na mesma cerimónia, o Presidente da Associação de Atletismo de São Miguel, Miguel Machado, agradeceu o apoio concedido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, sem o qual não seria possível realizar o evento.

“Só com a colaboração de parceiros comprometidos com esta prova é que nos é permitido continuar a promover o espírito desportivo e uma melhor saúde”, afirmou o dirigente associativo, destacando, de modo particular, o “incansável empenho” de Pedro Furtado com vista à concretização da São Silvestre.

Já Sara Catarina Ribeiro tornou claro “o privilégio” sentido por ter sido convidada pela AASM para ser a embaixadora da corrida e mostrou-se “agradecida pela oportunidade da experiência e por poder vivenciar o atletismo duma maneira diferente”.

A atleta do Sporting Clube de Portugal deixou ainda o apelo a que a Câmara Municipal de Ponta Delgada continue a prosseguir com a sua política de apoio ao desporto e ao atletismo, em específico.

“Para nós, é muito importante que tenhamos o apoio das autarquias. Sem elas, não nos é possível ter certo tipo de condições”, ressalvou.

PUB