Fotos: José Araújo

Foi neste fim de semana que se realizou a primeira jornada com a presença do escalão Escolar em hóquei em patins no pavilhão Sidónio Serpa, entre os clubes HC Ponta Delgada e Caldeiras HC.

A ansiedade e o nervosismo no primeiro jogo da tarde, organizado pela Associação de Patinagem de São Miguel, teve também a estreia do árbitro estagiário Duarte Vieira, que fez dupla com Miguel Pimentel, neste seu primeiro jogo após o recente curso de arbitragem.

A presença de muitos pais e familiares destes jovens nas bancadas era motivo de grande interesse em ver o desempenho neste encontro, depois de muitas horas de treino. A azáfama dos dirigentes de cada equipa antes do início do jogo também foi muita, ajudando a vestir o equipamento necessário para os guarda-redes não se magoarem.

Depois das fotos para a posteridade com ambas as equipas e do apito inicial do árbitro, teve então o muito esperado começo do jogo, aguardado pelos treinadores de ambos os clubes. Este jogo foi disputado em quatro períodos de oito minutos, com intervalo pelo meio, nos quais os patinadores têm de jogar obrigatoriamente dois períodos de tempo.

A disputa da bola por ambos os conjuntos a cada minuto, as jogadas individuais, as falhas nos remates e as quedas que foram muitas neste jogo, sendo o resultado final o que menos importava.

Fazendo uma apreciação e não nomeando ninguém, já se vislumbram patinadores neste escalão que, com o passar dos anos, serão os futuros “craques” do hóquei de São Miguel.

Este jogo terminou da melhor maneira, com ambas as equipas perfiladas na meia pista para agradecer o apoio dos muitos pais e familiares presentes na bancada.

Quanto à arbitragem, tivemos Miguel Pimentel, já com alguma experiência como árbitro, a ajudar Duarte Vieira, neste seu primeiro jogo como árbitro estagiário. Foi normal Duarte Vieira ter cometido “falhas” na sua arbitragem, é natural e fruto da sua inexperiência nesta função. Contou com Miguel Pimentel como colega que nos momentos críticos o ajudou no desempenho da sua função.

Após este festival de alegria, o segundo jogo, a contar para o Torneio de Abertura, colocou frente a frente o HC Ponta Delgada e o Caldeiras HC da Ribeira Grande, no escalão de Sub-15.

Fiquei muito satisfeito em ver muitos destes jovens de ambas as equipas a evoluir bem com o passar dos anos. Reafirmo que a modalidade está no bom caminho com jovens tão promissores. Com a entrada também de novos dirigentes para as direções dos clubes, estou convicto de que o hóquei não vai estagnar no tempo, temos continuidade.

Fazendo uma observação a este jogo de Sub-15, nas balizas os guarda-redes foram muito ativos e demonstraram muita técnica, defendendo bem remates com potencial de golo. Ambos os conjuntos trocaram bem a bola, fizeram boas transições e algumas resultaram em bons golos.

O resultado final do jogo foi o que menos importou nesta jornada de alegria e desportivismo, com muito fair-play de ambas as partes.

PUB