O líder parlamentar do PS/Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje que é urgente criar um apoio para os agricultores fazerem face aos custos com a subida das taxas de juro relacionadas com as suas explorações.

Segundo o deputado socialista, “esta é uma medida que já foi utilizada no passado, o Safiagri”, que era uma linha de apoio, criada pelos governos socialistas, visando compensar os encargos financeiros bancários relativos a empréstimos aplicados em investimentos em explorações agrícolas.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas após uma reunião, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, com a direção da Federação Agrícola dos Açores, refere que esta medida “ajudaria as explorações agrícolas num contexto de baixa significativa do preço do litro do leite à produção”.

O dirigente socialista apontou a “desadequação das medidas que estão previstas no Plano e Orçamento de 2024 face ao que se está a viver neste momento”, exemplificando com a manutenção de caminhos agrícolas, com o apoio ao gasóleo agrícola, a par “dos apoios em atraso às associações deste setor”.

“No fundo, são situações que atestam e comprovam, quer pela aferição da sensibilidade das instituições e dos setores da economia, a par de dados que nos surgem através do Banco de Portugal, pelo Instituto Nacional de Estatística e Serviço Regional de Estatística dos Açores, a completa desadequação do Plano e Orçamento de 2024 em relação àquilo que a região precisa”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

PUB