Hoje vamos falar sobre os tipos de Dietas e a Saúde Feminina.

Ao longo da história da humanidade os alimentos foram consumidos de acordo, com a disponibilidade no meio ambiente e a cultura alimentar das comunidades e entre outros fatores. Ao longo das gerações foram introduzidos novos alimentos e produtos alimentícios, sendo estes a razão do desequilíbrio alimentar atual. É de salientar que os alimentos – a comida de verdade – são compostos por nutrientes que são benéficos para o nosso organismo humano e os produtos alimentícios – são produtos transformados pela indústria com substâncias que o nosso organismo não os reconhece.

A Dieta Mediterrânica é hoje considerada a melhor dieta do mundo! É rica em peixe, produtos hortícolas, leguminosas, cereais, frutos secos, azeite e ervas aromáticas como resultado da partilha entre pescadores e camponeses, oriundos do berço das civilizações mediterrânicas. Segundo os princípios da Alimentação Saudável, esta deverá ser completa, variada e equilibrada, e baseada na roda dos alimentos e na alimentação mediterrânica.
A Alimentação Funcional tem como foco estimular o consumo de comida de verdade para evitar a inflamação ao nível da parede intestinal e o desequilíbrio na população das bactérias do intestino. Uma parede intestinal permeável permite a passagem de substâncias inflamatórias para a corrente sanguínea e é isso que provoca as patologias, por isso praticar esta alimentação é muito importante para melhorar a microbiota. Selecionar os alimentos ricos em nutrientes que tenham um impacto benéfico no organismo, o consumo de alimentos que tenham uma função no organismo, promovem uma microbiota mais saudável.

A Nutrição para a Fertilidade, tem por objectivo responder às necessidades dos casais e mulheres que pretendem engravidar, indicar os alimentos mais adequados para a saúde da mulher no silenciamento de certas patologias ou como coadjuvante e promotora de mais saúde dos espermatozoides. Todos os dias trabalho com casais que pretendem engravidar e verifico nas análises clínicas as significativas melhorias quando existe empenho e foco em refeições com alimentos de verdade.

A Alimentação direcionada para a grávida permite que em cada trimestre selecionemos os alimentos adequados para satisfazer as necessidades especificas tanto para a gestante como para o bebé. São muitos anos ao trabalhar com grávidas, e cada vez mais constato que as grávidas que preparam os trimestres com antecipação, conseguem contornar e prevenir complicações características da gravidez e promover a saúde tanto da mãe como do bebe e terem gravidezes tranquilas, felizes e de sucesso. O leite materno é o melhor alimento para o bebe nos primeiros 6 meses de vida e só em casos muito específicos pode ser prudente não amamentar. O leite de uma lactante é o suficiente para o bebe se desenvolver, não pode haver a insegurança “o meu leite é fraco” uma mulher que se prepare em termos globais para a amamentação (físico, mental, emocional e espiritual) e pratique em consciência a sua alimentação, tem tudo para que o bebe se desenvolva de forma saudável. A amamentação traz inúmeras vantagens para o bebe e para a mãe, além de uma facilidade na introdução alimentar e aceitação pela criança, na introdução dos alimentos de verdade desde os 6 meses de idade!

Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde?

Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!

PUB