Fotos: José Araújo

Jogou-se no passado fim de semana no pavilhão Sidónio Serpa o jogo da Pré-Eliminatória Sul de hóquei em patins entre o HC Ponta Delgada e o HC “Os Tigres”. O HC “Os Tigres” venceu por 6 – 3, já liderando ao intervalo por 3 – 2. A vitória foi clara para o HC “Os Tigres”, que soube impor-se nesta eliminatória da Taça de Portugal.

Antes de começar a minha crónica sobre este jogo da Taça de Portugal, não posso deixar de saudar o regresso à atividade do hóquei em patins de Pedro Soares, que esteve afastado por motivos pessoais. É um jogador que já tem no seu ADN o hóquei, sendo também filho de um antigo hoquista do Santa Clara. Sandro Melo e Herberto Rezendes não tiveram dúvidas das suas capacidades e escalaram Pedro Soares no cinco inicial do HC Ponta Delgada para esta eliminatória da Taça de Portugal.

Os continentais abriram o marcador aos 22:59 por Lucas Marques. Ao minuto 19:46, o HC Ponta Delgada empatou 1 – 1 e logo de seguida elevou para 2 – 1 ao minuto 19:20, ambos os golos marcados por Pedro Soares. Com estes golos, o HC Ponta Delgada procurou trocar a bola entre si, rematando com precisão, continuando sempre em direção ao golo na baliza adversária, com Tiago Leite sempre muito ativo.

O HC “Os Tigres” conseguiu empatar a partida aos 13:57 por Lucas Marques. E aos 11:01, Rui Alves dos Tigres elevou o marcador para 3 – 2 com assistência de Guilherme Santos, resultado com que terminou a 1ª parte.

Na 2ª parte, novamente Pedro Soares empatou o jogo a 3 – 3, ao minuto 23:18 numa boa transição do HC Ponta Delgada. Os Tigres não acusaram o golo e passaram para a frente ao minuto 19:07 por Lucas Marques, fazendo assim o 4 – 3. O HC Ponta Delgada, aos 18:12, não aproveitou a transformação de uma grande penalidade que Tiago Leite falhou, mas que foi defendida por André Salvador, guarda-redes do HC “Os Tigres”.

O HC “Os Tigres” aproveitou a confiança que o seu guarda-redes depositou nos seus colegas de equipa e estes fizeram o 5 – 3 por intermédio de Guilherme Santos com assistência de Rui Alves. Aos 07:31, o árbitro Fernando Lopes exibiu o único cartão azul no jogo, para Miguel Pimentel do HC Ponta Delgada, originando, por conseguinte, o livre direto. Deste livre direto marcado por Lucas Marques, não foi concretizado por boa defesa de Pedro Furtado. E foi no minuto 5:32 que “Os Tigres” elevaram mais uma vez o marcador para 6 – 3, por intermédio do seu capitão Rui Oliveira, resultado com que terminou este encontro da Taça de Portugal em hóquei em patins.

Foi um jogo para o HC Ponta Delgada ganhar mais minutos de competição, enfrentando equipas com outro nível no hóquei português. Sandro Melo aproveitou a capacidade técnica individual de Pedro Soares na sua equipa, que resultou nos três golos que ele marcou. Certo é que ele precisa de recuperar a sua condição física que nos habituou ao longo destes anos, para ser um bom reforço para os micaelenses.

Não posso deixar de relembrar que para este jogo, o HC Ponta Delgada não pôde contar com José Freitas por lesão e Calisto também esteve ausente, sendo sempre um jogador a ter em consideração na defesa.

Se tivesse de eleger o melhor em campo, não teria dúvidas de que Pedro Soares do HC Ponta Delgada deu sempre o seu melhor a cada minuto de jogo e marcou os três golos dos micaelenses nesta estreia pelo clube de Ponta Delgada. Bem-vindo de novo à competição.

Quanto à arbitragem de Fernando Lopes, nada a apontar à sua atuação neste encontro. Na bancada do pavilhão Sidónio Serpa, a assistir ao jogo, esteve o presidente do conselho de arbitragem da Federação de Patinagem de Portugal, Orlando Panza, que neste fim de semana esteve na formação de novos árbitros micaelenses.

HC Ponta Delgada

  • Cinco Inicial: Guarda-redes Pedro Furtado, Pedro Soares, Mário Jesus, Fábio Larsen e Tiago Leite.
  • Guarda-redes Rui Santos, Pedro Paula, Miguel Pimentel, Rodrigo Pimentel e Tiago Pimentel.
  • Treinadores: Sandro Melo e Herberto Rezendes
  • Marcadores: Pedro Soares (3)
  • Disciplina: Miguel Pimentel (azul)

HC “Os Tigres”

  • Cinco Inicial: GR André Salvador, Rui Alves, Alexandre Costa, Lucas Marques, Rui Oliveira (cap.).
  • GR Eduardo Coelho, Diogo Quina, Ruben Marques, Pedro Carvalho, Guilherme Santos.
  • Treinador: Luís Cunha
  • Marcadores: Lucas marques (3), Rui Alves (1), Guilherme Santos (1) e Rui Oliveira (1).
  • Arbitragem de Fernando Lopes, Árbitro de Categoria B
PUB