Jogou-se este fim-de-semana no pavilhão Sidónio Serpa, o jogo antecipado da 20ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Zona Sul B entre o HC Ponta Delgada e o J. Azeitonense. Venceu os Micaelenses por 7 – 2. A equipa de Ponta Delgada, já vencia ao intervalo por 4 – 1.

Vitória sem sombras de dúvidas para o HC Ponta Delgada, pela boa exibição, boas transições que fez durante todo o jogo, falhando um pouco na concretização de bolas paradas.

Os micaelenses abriram o ativo 1 – 0 aos 19:39 por Fábio Larsen, com assistência de Pedro Paula. Ao minuto 18:00 Nelson Calisto falha uma grande penalidade muito embora bem defendida por Filipe Andrade. Aos 15:06 e 13:34 Tiago Leite faz “bis” no jogo 3 – 0.

O J. Azeitonense reduz aos 13:15 para 1 – 3 por Tiago Freira. Foi o HC Ponta Delgada que elevou o marcador para 4 – 1 de livre direto por Tiago Leite aos 8:18, resultado com que terminou a 1ª parte do jogo.

Nesta 2ª parte, foi mais uma vez o HC Ponta Delgada que aumentou o marcador para 5 -1 por Fábio Larsen, aos 18:10. Os continentais perderam a oportunidade de reduzir o marcador aos 17:55, por Diogo Cortes, falhando uma grande penalidade, mas com boa defesa de Rui Santos.

Foi mais uma vez que o HC Ponta Delgada que dilatou o marcador aos 13:32 por Miguel Pimentel, depois de uma assistência de Fábio Larsen. Mais uma vez as bolas paradas a não serem concretizadas e os micaelenses falham de novo um livre-direto aos 10:06, perdendo assim a oportunidade de aumentar o marcador.

E numa atitude menos própria de Miguel Pimentel que foi advertido por cartão azul pelo árbitro Rui Martins, discutiu a falta cometida e excedeu-se na linguagem e foi expulso de jogo com cartão vermelho, ficando assim o HC Ponta Delgada a jogar com menos um jogador durante seis minutos. Do livre direto do Azeitonense,falhou a concretização e assim o resultado não se alterou.

Continuou o HC Ponta Delgada a dominar o jogo e a instalar-se na meia pista adversária e aumentou o resultado para 7 – 1 aos 6:35 por intermédio de Pedro Paula. Reduziu o Azeitonense para 2 – 7 aos 4:45 por Rodrigo Silva.

Nos dois minutos finais os Continentais falharam o segundo livre direto por Diogo Cortes, mas com boa defesa de GR Rui Santos do HC Ponta Delgada.

Fazendo uma apreciação à equipa do J. Azeitonense, é uma muita jovem, falhando na organização do jogo, descurando e muito o aspeto defensivo, dando sim muito trabalho ao seu GR Filipe Andrade.

Por outro lado, o HC Ponta Delgada, vinha de duas derrotas fora de portas,com o GD Fabril (7-4) e HC Vasco da Gama por (6-1). Neste seu primeiro jogo juntodos seus adeptos demonstrou que vai evoluir a cada jogo e conquistar os pontos necessários para uma caminhada tranquila.

Se tivéssemos de eleger o melhor em pista, não havia qualquer tipo de dúvida, que Tiago Leite, do HC Ponta Delgada foi aquele atleta que carregou a equipa com a marcação de três golos, dando sempre o seu melhor em cada minuto de jogo.

O HC Ponta Delgada nos três jogos que já disputou neste campeonato, perdeu por duas vezes e venceu o terceiro no seu reduto, somando os três primeiros pontos, com 12 golos marcados e 15 golos sofridos.

HC Ponta Delgada

  • Cinco Inicial: Guarda-redes Rui Santos, Pedro Paula, Nelson Calisto (capitão), Mário Jesus e Tiago Leite.
  • Guarda-redes Pedro Furtado, Miguel Pimentel, Rodrigo Pimentel, Tiago Pimentel e Fábio Larsen.
  • Treinador: Sandro Melo
  • Marcadores: Pedro Paula (1), Miguel Pimentel (1), Fábio Larsen (2) e Tiago Leite (3)
  • Disciplina:Miguel Pimentel (azul + vermelho)

Azeitonense

  • Cinco Inicial: Guarda Redes Filipe Andrade, Tiago Freira, Ricardo Rosa, Diogo Cortes (capitão) e Rodrigo Silva.
  • Guarda-redes Luís Santos, Gonçalo Formiga, Miguel Resende, Gonçalo Niza
  • Treinador: Rui Fernandes
  • Marcadores: Tiago freira (1) e Rodrigo Silva (1).
  • Disciplina: Ricardo Rosa (azul)

Arbitragem de Rui Martins, Árbitro de Categoria B

Uma opinião acerca da forma como se irá disputar este campeonato. Não se pode só pensar na coluna das despesas, pois estas jornadas duplas não traduzem na minha modesta opinião, a verdadeira “verdade desportiva”.

A primeira, é que estes jogos são arbitrados só por um árbitro, é tempo de valorizar esta divisão e colocar dois árbitros, pois já passaram mais de vinte anos, que as duplas de arbitragem foram implementadas no hóquei e a 3ª Divisão Nacional já merece.

A não menos grave, e não menos importante, é fazer com que a equipa visitante faça dois jogos num fim de semana em menos de 24 horas, muito embora não estejam a desrespeitar os regulamentos federativos.

Se não, vejamos o que acontece, falta de condição física, trata-se de equipas puramente amadoras, que no dia seguinte aos jogos e depois de umas viagens, estes atletas vão para o seu emprego muito desgastados e por vezes com lesões musculares, resultantes do esforço despendido.

É isso que se quer para o Hóquei Patins Nacional e para os atletas?

 

PUB