Produtos como o ananás, a banana, mel, alho da Graciosa, o maracujá, o queijo de São Jorge e a manteiga estiveram representados em Lisboa, na 1.ª Conferência Europeia sobre Indicações Geográficas, informou hoje o Governo dos Açores.
Em nota de imprensa, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que os produtos foram apresentados no ‘stand’ do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), e degustados pelos cerca de 150 participantes do certame, integrando ainda o jantar preparado por chefes de cozinha.
A 1.ª Conferência Europeia sobre Indicações Geográficas, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, pretendeu “partilhar e aprofundar a análise sobre as Indicações Geográficas e contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros”. Teve organização conjunta do Ministério da Agricultura e da Alimentação (MAA), da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e da Rede Rural Nacional (RRN).
Atualmente existem nos Açores mais de 1.000 agricultores dedicados à produção de produtos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida).