O PS/Açores chamou hoje à Assembleia Legislativa, com urgência, o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo Regional para pedir explicações sobre a importação de gado contaminado para o arquipélago a partir do continente.
Em comunicado, os socialistas adiantam que pediram a presença do secretário regional António Ventura na Comissão de Economia do parlamento açoriano para “explicar o caso da importação de gado contaminado para a região, a partir do continente”.
“Em causa está a importação de um contentor de gado do território continental, com destino à ilha do Pico, que poderia ter causado uma grave contaminação nos Açores com a Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE), fazendo perigar o estatuto sanitário da região”, lê-se na nota de imprensa enviada às redações.
O PS pretende que o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) “esclareça cabalmente as razões para a importação do gado sem a devida quarentena” e as “eventuais pressões” que levaram as autoridades veterinárias a autorizar o processo.
Os socialistas açorianos classificam o caso como “muito grave” e criticam a “insuficiência de informações” por parte do Governo Regional.
“É fundamental e urgente que esta matéria seja devidamente explicada no parlamento, que seja dado um esclarecimento cabal e detalhado desta situação, não só quanto às medidas tomadas na sequência da vinda desses animais, mas, sobretudo, sobre as circunstâncias e os responsáveis por tal autorização”, defende o PS/Açores.