O Governo açoriano recebeu hoje do município das Lajes do Pico, na ilha de São Miguel, nos Açores, o terreno do antigo matadouro, para que ali seja construído o novo Centro de Saúde.
“Estamos a dar os primeiros passos para realizar um objetivo que é comum”, disse o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) aos jornalistas, durante uma visita ao local.
A solução, segundo José Manuel Bolieiro, agrada ao executivo e à assembleia municipal das Lajes do Pico e ao Governo açoriano.
Segundo o líder do executivo regional, assumida a posse simbólica do espaço, o Governo vai iniciar os estudos para avançar com o projeto e a respetiva construção.
“Estamos a tratar de acesso aos cuidados primários de saúde”, apontou Bolieiro, sublinhando que as futuras instalações terão “alta qualidade”.
Também observou que tendo em conta as atuais instalações onde funciona provisoriamente o Centro de Saúde, tem havido o máximo brilho, da parte dos profissionais, “na capacidade de servir bem a população”.
A construção do novo edifício irá “mudar a face” no acesso aos cuidados de saúde no município de Lajes do Pico, admitiu.
Sobre a localização do terreno, salientou que “é o sítio melhor” para construção do novo equipamento de saúde.
O assunto do novo Centro de Saúde também marcou a reunião do Governo dos Açores com o executivo municipal das Lajes do Pico.
No final do encontro, em declarações aos jornalistas, a presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum (PS), referiu que a secretária Regional da Saúde assumiu o compromisso de inscrever verba “para o início das obras” no Plano e Orçamento da Região para 2024.
Segundo a autarca, a data de hoje é “de muita felicidade para o concelho das Lajes do Pico” por ter sido apresentado o local onde vai ser construído o novo Centro de Saúde, que “era almejado pela população há décadas”.
“Ficamos muito felizes de isto [o processo de escolha do terreno] ter chegado a este ponto”, declarou.
Ana Brum lembrou que a autarquia regista a “abertura do Governo [Regional] e toda a cooperação para encontrar a melhor solução” para um problema “que era importante para toda a população”.
A Assembleia Municipal aprovou na terça-feira, por unanimidade, a doação do terreno e hoje o executivo entregou simbolicamente a chave do espaço ao Governo Regional, para que no próximo Plano e Orçamento da Região possa ser inscrita “a dotação financeira para o projeto e também para o lançamento da obra, já no decorrer do próximo ano”.
O Governo dos Açores iniciou na terça-feira uma visita estatutária à ilha do Pico.
Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.