As obras de requalificação e modernização do entreposto frigorífico da Madalena, no Pico, considerado o “mais relevante” dos Açores, orçadas em 8,5 milhões de euros, vão ficar concluídas em outubro, disse hoje o presidente do Governo Regional.

Segundo José Manuel Bolieiro, a empreitada de requalificação e modernização do entreposto frigorífico da Madalena “é uma obra vultuosa” e o seu valor ascenderá a um investimento superior a 8,5 milhões de euros, realizado pela Lotaçor.

A expectativa aponta para que “em final de outubro estejam a ser feitos testes para saber se está tudo operacional”, adiantou o líder do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) aos jornalistas no final de uma visita às obras, no arranque da visita estatutária de três dias à ilha do Pico.

“Temos uma boa tradição, não apenas na ilha do Pico, mas fortemente na ilha do Pico, e nos Açores, pelas conservas e pelo atum em particular. E precisamos de ter entrepostos com esta qualidade que agora aqui vamos ter”, disse.

E prosseguiu: “Uma capacidade que corresponde não apenas ao histórico, mesmo dos picos de pescado nunca visto, como até por uma perspetiva de duração no quadro da oferta que os entrepostos frigoríficos da Lotaçor terão pelos Açores”.

Bolieiro adiantou que, com este equipamento, a região está a “capacitar, para a futura indústria conserveira em particular, e para os armadores, condições que mantêm o valor ao pescado, para quando forem para a sua laboração em conserva”.

“[E] estou muito satisfeito com isso. Este Governo apostou na valorização também, para além das pessoas da economia produtiva que dá valor acrescentado que, quer no agroalimentar, quer neste caso do marítimo alimentar, nos dá distinção universal e internacional”, vincou.

Com a entrada em funcionamento do entreposto frigorífico da Madalena serão ultrapassados problemas com o armazenamento de pescado, referindo Bolieiro que a sua governação está a “resolver os problemas do passado” e a “olhar o futuro com confiança”.

“A nossa esperança é que possamos ter esta capacidade [de armazenamento]. Sim. O nosso trabalho é no sentido de termos essa autossuficiência (…) para corresponder ao histórico e termos até ainda folga para um crescimento futuro para os próximos anos”, rematou.

A obra de requalificação do entreposto frigorífico da Madalena contempla construção civil, frio industrial e redes técnicas.

“A instalação frigorífica centralizada a amoníaco terá, no que respeita a congelação, uma capacidade de 40 toneladas/dia em tanque de salmoura e de 20 toneladas/dia em túnel de congelação”, indicou uma nota do executivo regional, em setembro de 2020, relativa ao anúncio da empreitada.

Quanto ao armazenamento de congelados, estão previstas cinco câmaras com capacidade de 500 toneladas cada, uma câmara polivalente, com 120 toneladas de capacidade, e uma câmara refrigerados, com 60 toneladas de capacidade.

O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita estatutária à ilha do Pico.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

PUB