O Governo açoriano vai autorizar a Porto dos Açores a lançar o concurso público internacional para a obra de proteção da orla costeira e ordenamento da baía do cais de São Roque do Pico, foi hoje anunciado.
Segundo o presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, o projeto está a ser preparado pela empresa Portos dos Açores e o executivo vai garantir fundos comunitários para a intervenção que vai ser realizada na orla costeira de São Roque do Pico, na ilha do Pico.
“O Conselho do Governo fará agora a resolução a dar autorização à Portos dos Açores para iniciar o processo de abertura do concurso público para a obra”, disse Bolieiro aos jornalistas no final da sessão de apresentação do projeto, realizada na sala de reuniões da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, no primeiro dia da visita estatutária do executivo à ilha do Pico.
O chefe do executico açoriano acrescentou que a resolução “vai ser determinada” no Conselho do Governo a realizar na quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena.
“É uma boa notícia para São Roque, para a ilha do Pico e para os Açores, porque nós estamos a potenciar, no quadro da economia azul, nos Açores e no Grupo Central, uma vantagem de proteção da orla costeira, que era exigível e inadiável, tendo em conta o risco de erosão, (…) e com a valorização da vila de São Roque que se abre cada vez mais numa frente marítima que lhe dará uma atractibilidade não só para o negócio turístico, como também para a residência e instalação de investimento público e privado”, justificou.
O chefe do Governo açoriano referiu que o investimento a realizar será de “largos milhões de euros”, sem precisar o valor.
Adiantou que também será celebrado um contrato de cooperação com o município para valorização de um troço da estrada regional em frente da baía de São Roque.
O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva (PSD), referiu aos jornalistas que o anúncio da autorização do concurso para a realização da obra de proteção da orla costeira e ordenamento da baía do cais é o concretizar de uma promessa com “mais de 30 anos”.
“É uma obra âncora, é uma obra estruturante, é uma obra que vai dar vida a uma zona da vila que estava a morrer, para não dizer que estava morta”, declarou.
E prosseguiu: “Desde que haja vontade, desde que haja crer, desde que haja compartilha de vontades, é possível chegar mais longe. E foi isso que aconteceu aqui”.
Em relação a benefícios, o autarca Luís Filipe Silva disse que trará “muitos” para São Roque, para a ilha do Pico e para o “triângulo” (ilhas do Pico, São Jorge e Faial).
Quando a intervenção for realizada, admitiu que irá potenciar as atividades marítimo turísticas e será mais uma estrutura para potenciar o investimento privado.
Sobre a obra de valorização de um troço da estrada regional em frente da baía de São Roque, o autarca adiantou que será investida a verba de 1,5 milhões de euros.
O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita estatutária à ilha do Pico.
Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.