O Governo dos Açores considerou hoje que a cobertura total da ilha do Corvo com fribra ótica, anunciada pela Altice Portugal, constitui “uma alteração de paradigma” numa região que enfrentou “lacunas” de cobertura de redes móveis “durante décadas”.

Numa nota de imprensa, o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) sublinha que a mais pequena ilha dos Açores passa a ter acesso a uma “rede de nova geração, mais robusta, mais simples e fiável” em termos tecnológicos.

“Esta é uma alteração de paradigma que convém sinalizar e que vai ao encontro do movimento de modernização que o Governo dos Açores pretende motivar em todas as ilhas”, assinala o Governo Regional.

O Governo dos Açores adianta que “em breve” poderá anunciar “a chegada da conetividade digital suportada em fibra ótica a algumas das localidades que anseiam há muito por essa realidade”, que “tanto tardou em materializar-se”, lembrando que durante “décadas” a região enfrentou “lacunas de cobertura de redes móveis”.

“A Altice Portugal anunciou que a partir de hoje o Corvo é uma ilha 100% fibra, facto que o Governo dos Açores enaltece e valoriza”, lê-se, ainda, na nota.

A empresa anunciou hoje a cobertura total da ilha, cumprindo “o compromisso realizado pela Comissão Executiva” na visita à região exatamente há um ano.

Com um dos índices de cobertura “dos mais elevados a nível nacional, o arquipélago dos Açores apresenta agora cerca de 94% de cobertura de fibra ótica e 72,8% em rede 5G, contando com 30 estações de rede móvel 5G”, adianta a Altice Portugal.

“Há um ano comprometemo-nos com o Governo Regional e com todos os açorianos a colocar os Açores no topo das nossas prioridades. Hoje, anunciamos mais um passo rumo a esse objetivo ao anunciarmos a cobertura integral em fibra ótica da Ilha do Corvo”, afirma a presidente executiva (CEO) da Altice Portugal, Ana Figueiredo, citada no comunicado.

 

PUB