O Sintap/Açores condenou hoje os despedimentos na cooperativa Praia Cultural, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, assegurando aos 37 trabalhadores seus associados o apoio jurídico e contencioso dos seus advogados.

Em nota de imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública diz que “questionou e desafiou a autarquia sobre a possibilidade de recurso a outras alternativas ou soluções que garantissem o equilíbrio financeiro da Câmara Municipal da Praia da Vitória e que evitassem a atual opção pelo despedimento destes trabalhadores”.

“A isto respondeu-nos a presidente que a Câmara Municipal da Praia da Vitória não tinha outra alternativa, uma vez que o anterior executivo tinha promovido uma exagerada admissão de trabalhadores, para a qual sabia não ter ‘a priori’ capacidade financeira”, afirma a estrutura.

Conforme anunciado na segunda-feira pela presidente da autarquia (PSD/CDS-PP), Vânia Ferreira, o município vai internalizar até ao final do ano a cooperativa, integrando 91 funcionários e despedindo 37, que se somam a outros 35 que já tinham aceitado rescisões por mútuo acordo e a dois absorvidos por entidades externas.

PUB