O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, destacou, este sábado, o importante papel que a Agrocapelense – Cooperativa Agrícola de Compra e Venda dos Agricultores da Freguesia de Capelas, CRL tem assumido ao nível da coesão territorial, social e económica do concelho de Ponta Delgada e da ilha de São Miguel, ao longo dos seus 45 anos de existência.

“A Agrocapelense e os seus 45 anos de vida resumem-se a uma missão: uma missão cumprida a nível económico, social e territorial. Nós só podemos ter coesão quando temos serviços de qualidade e de proximidade como aqueles que presta esta cooperativa, respondendo às necessidades e expectativas da população”, afirmou o autarca.

Pedro Furtado falava na sessão comemorativa do 45º aniversário da Agrocapelense que teve lugar na sede da cooperativa agrícola da freguesia de Capelas, tendo aproveitado o momento para anunciar que, já no próximo mês de setembro, será inaugurado um Gabinete de Apoio ao Munícipe naquelas mesmas instalações.

“No próximo mês, iremos inaugurar um posto avançado de atendimento ao munícipe em sala contígua a este espaço; todos os capelenses terão agora mais perto de si um gabinete onde poderão resolver os seus assuntos em matérias que digam respeito à autarquia e aos seus serviços municipalizados”, indicou, falando para um auditório composto por largas dezenas de produtores e associados da Agrocapelense.

Na ocasião, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada quis também adiantar que, como forma de continuar a apoiar o setor agropecuário, a autarquia vai não só manter o valor da tarifa da água aplicado às explorações agrícolas desde 2017, como arrancar com a obra de construção de uma nova rede de abastecimento de água no concelho, já no próximo ano.

“Com esta empreitada, estaremos a abranger dezenas, senão centenas de proprietários agrícolas, que passarão a ser diretamente abastecidos nas suas explorações e deixarão de ter de se deslocar aos reservatórios de água, poupando nos custos de deslocação. Trata-se de um investimento muito significativo que vai servir e beneficiar os empresários desta zona norte do concelho e do amplo perímetro agrário de Ponta Delgada”, indicou.

Na sessão comemorativa do aniversário da cooperativa foi lançado o livro “Agrocapelense – 45 anos ao serviço da agropecuária”, da autoria de Carmen Costa.

Sobre a obra, o Vice-Presidente do Município, Pedro Furtado, considerou tratar-se de um relevante registo que vem eternizar “a história de dedicação e coragem de homens que tiraram muito do tempo que tinham para a família para defenderem e alavancarem o setor primário, ainda hoje primordial para a economia dos Açores”.

Na cerimónia comemorativa deste sábado, o conselho de administração da Agrocapelense, presidido por Luís Viveiros, homenageou doze sócio-fundadores fundadores da cooperativa agrícola.

Presencialmente, foram homenageados Manuel Silvestre Moniz Jr. e José Joaquim Velho, e, a título póstumo, João Alexandre Medeiros, José Maria Bento Rodrigues, Eduíno Pereira da Rosa, José da Câmara Júnior, José Agostinho da Câmara Júnior, José Rodrigues Pacheco, Agostinho da Câmara, Manuel Agostinho da Câmara, José Caetano Pereira, e Manuel Pereira Caetano.

PUB