O deputado da IL/Açores no parlamento do arquipélago questionou hoje o Governo Regional sobre as ações desenvolvidas entre 2021 e 31 de julho de 2023 pela Inspeção Regional das Pescas e quantas irregularidades foram detetadas.
Segundo um requerimento enviado ao parlamento dos Açores, Nuno Barata quer apurar “quantos processos de contraordenação foram instaurados, decorrentes das irregularidades detetadas nas inspeções dos anos 2021, 2022 e até 31 de julho de 2023”.
O parlamentar questiona “quais as conclusões do processo de sindicância instaurado à Inspeção Regional das Pescas, visando o apuramento de responsabilidades no âmbito de mil processos prescritos”, e solicita cópia do relatório final do processo.
O deputado fala em “incompetência do Governo Regional, que abandonou à sua sorte a Inspeção Regional das Pescas”, fazendo aos Açores “pior do que a República e pondo em causa um trabalho essencial para garantir a gestão dos recursos da pesca como garante de uma atividade económica sustentável”.