Foi assinado, ontem nos Paços do Concelho, o auto de consignação relativo à “Empreitada de realização de sondagem de pesquisa e captação de água subterrânea para abastecimento do Município da Horta”, adjudicada à empresa Sondalis – Captações de Água, Lda..

De acordo com o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta, a intervenção, que será localizada na Rua do Farrobo, na freguesia dos Flamengos, consiste na execução de um furo de captação de água para consumo humano com um forte incremento nos caudais a enviar para a cidade da Horta, permitindo ainda o reforço do abastecimento nas freguesias dos Flamengos e Praia do Almoxarife.

“Este é um investimento essencial do Município, numa área tão sensível e relevante da ação da Câmara Municipal, contribuindo para a melhoria significativa do abastecimento de água à nossa população”, declarou Carlos Morais.

A captação terá uma profundidade estimada de 120 metros, pretendendo-se atingir uma produção na ordem dos 50 m³/hora e terá um prazo de execução de 120 dias.

Para além do furo de captação de água, será ainda construído um edifício de apoio onde será instalada a câmara de manobras do furo e o respetivo quadro elétrico, bem como uma cerca com um raio de 30 metros a contar do furo que constitui o perímetro de proteção imediato da captação.

Esta empreitada, orçada em 379.600 mil euros (IVA incluído), é comparticipada pelo Programa Operacional Açores 2020, através do projeto “Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais no Concelho da Horta”.

PUB