Foi, ontem, inaugurada a recuperação do Auditório Ferreira da Silva, em Água de Pau. A vila volta, assim, a ter um espaço dinâmico e multicultural, que passa a ser a maior casa de espetáculos do concelho da Lagoa. A sua inauguração contou com a presença das forças vivas da Vila, grupos locais desportivos, cívicos e culturais e a bênção a cargo do padre João Furtado.

“É com grande satisfação e sentimento de dever cumprido que me encontro aqui para devolver à comunidade de Água de Pau o Auditório Ferreira da Silva, totalmente remodelado e dotado de todas as condições para a realização de eventos sociais e culturais, que virão dinamizar esta vila e promover o nosso concelho”, referiu a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto.

O Auditório Ferreira da Silva é um imóvel, construído na década de 60, agora remodelado e que permitirá abranger um total de mais de 360 lugares sentados, passando a ser a maior casa de espetáculos culturais do concelho de Lagoa.
Na ocasião, Cristina Calisto dirigiu uma palavra aos familiares presentes e antigos detentores do imóvel. “Foram uma família com um preponderante papel económico e social, mas em particular, foram fortes impulsionadores da atividade cultural desta vila”, enalteceu a presidente.

A autarquia teve o cuidado de acautelar nesta obra a memória coletiva e o património, apesar das remodelações realizadas, o que permitiu que o edifício mantivesse a sua cércea e volumetria original, assumindo-se como um espaço dinâmico e multifuncional, preparado para acolher eventos de natureza variada. Foi, assim, devolvido o Auditório à sua população e à Cultura, uma vez que o concelho da Lagoa estava limitado, em termos de espaço, para eventos culturais de grande dimensão, permitindo simultaneamente descentralizar esses eventos para a Vila de Água de Pau que, a partir de agora, ganhará uma nova centralidade e uma maior dinâmica cultural.

A Presidente lembrou, ainda, todos os investimentos importantes que foram realizados na vila, nos últimos tempos, onde mais de 4 milhões de euros foram investidos no saneamento básico e 2 milhões de euros foram empregues na requalificação da Baixa da Areia. Para além disso, relembrou a intervenção na zona balnear da Caloura, no Jardim de Nossa Sra. Dos Anjos e na aquisição de terreno e construção de um parque de estacionamento situado ao lado do auditório. Realçou, ainda, o forte investimento na melhoria das condições de vida dos pauenses com menores recursos económicos, sendo Água de Pau a freguesia com maior número de utentes do cartão Lagoa + Saúde e com mais intervenções no âmbito de melhorias em habitações degradadas.

De referir que, o Município assumiu o compromisso de recuperar o Auditório Ferreira da Silva, mesmo quando o quadro comunitário de apoio vigente não contemplava este tipo de investimento, recorrendo aos seus recursos próprios e a um empréstimo financeiro, num investimento total de cerca de 900 mil euros, o que se traduz num elevado investimento realizado em prol da vila de Água de Pau.

Este investimento reflete diretamente mais de 700 mil euros na recuperação do Auditório e 150 mil euros na execução do parque de estacionamento público, junto ao mesmo, com capacidade para 31 lugares.

A cerimónia de inauguração contou com um desfile e atuação de todos os grupos da vila de Água de Pau.

Para assinalar, ainda, a reabertura deste edifício, hoje e amanhã, pelas 21h00, será exibida, no Auditório Ferreira da Silva a peça de teatro «Dry Martini- Uma história do outro mundo», de Nöel Coward, com encenação de Hélder Gamboa e que conta com a participação de vários artistas nacionais como Mário Bomba, Heitor Lourenço, Paula Neves, Ângela Pinto, Patrícia André, Beatriz Baptista e Cristiana Inês.

PUB