Os Açores tiveram médias positivas nos exames nacionais em todas as disciplinas. Os resultados da primeira fase foram conhecidos esta segunda-feira, 17 de julho, em todas as escolas do país.
A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, afirmou que esta é “a confirmação da convergência” que os Açores estão a fazer “com os resultados nacionais”.
“Não somente passámos para uma situação em que temos uma avaliação média positiva em todas as disciplinas, como inclusivamente a nossa média mais baixa (10) é superior à média mais baixa do País (9,7)”, frisou.
Em 2022, as disciplinas de Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Latim A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais tinham tido médias negativas.
Em relação ao ano anterior, os Açores melhoraram as suas médias a 10 disciplinas: Português (123,3), Biologia e Geologia (109,7), Inglês (148,4), Francês (117,1), Desenho A (147,2), Geometria Descritiva A (102,5), Economia A (110,1), História B (146), Latim (107), Matemática B (111,6) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (113,7).
A titular da pasta da Educação ressalvou ainda que as maiores subidas “foram registadas a Português, com 1,9 valores, e a Matemática Aplicada às Ciências Sociais, com 2,5 valores”.
Em comparação com as médias nacionais, os Açores conseguem melhores notas a Inglês, a Desenho A, a Geometria Descritiva A, a História B, a História e Cultura das Artes e a Espanhol (continuação).
Nos Açores há 20 valores a Física e Química na Escola Secundária Domingos Rebelo, a Matemática na Escola Secundária de São Roque do Pico e na Escola Secundária de Lagoa, a Desenho A na Escola Secundária Antero de Quental e na Escola Básica e Secundária de Velas e a Geometria Descritiva A na Escola Secundária Antero de Quental.
A nota mais alta na disciplina de Português é de 19,6 na Escola Secundária da Ribeira Grande, e há 19,7 valores a Biologia e Geologia na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, a Matemática B e a Matemática Aplicada às Ciências Sociais na Escola Secundária Domingos Rebelo e a Economia A na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.
Nos Açores, 3.809 alunos compareceram à primeira fase dos exames nacionais em 22 escolas da Região.