O PS/Açores denunciou hoje que a freguesia de Feteiras, em São Miguel, “foi esquecida” pelo Governo Regional e acusou o executivo de “deixar por resolver” as “grandes preocupações” da população, afetada em dezembro de 2021 por uma enxurrada.

Em 31 de dezembro de 2021 uma enxurrada, provocada pela chuva forte, fez uma ribeira transbordar na freguesia de Feteiras, tendo provocado o arrastamento de 15 viaturas e afetado 13 moradias, o que obrigou ao realojamento de moradores.

“Depois de um primeiro impacto aquando das enxurradas, de uma grande disponibilidade por parte do presidente do Governo Regional, que se comprometeu com respostas efetivas e rápidas, passados 18 meses, não há conhecimento de que algo tenha sido feito na bacia de retenção da ribeira que desagua na freguesia, de modo a reduzir riscos”, apontou a deputada do PS/Açores, Sandra Dias Faria.

A deputada socialista falava após uma visita do grupo parlamentar do PS na Assemblia Legislativa àquela freguesia do concelho de Ponta Delgada.

“O PS visita mais uma vez o local. Verificámos que, passados 18 meses, continuam grandes preocupações por resolver e sem que a população saiba efetivamente o que poderá acontecer”, vincou Sandra Dias Faria, alertando que a freguesia “permanece como uma zona de risco”, sem segurança para a população e visitantes.

Em causa está, segundo a deputada socialista, a questão da bacia de retenção da ribeira, que desagua na freguesia, e que “esteve na origem da derrocada” em 31 dezembro de 2021.

“Até ao momento não sofreu qualquer intervenção e pudemos confirmar a informação com a presidente da Junta de Freguesia. Nem os proprietários dos terrenos foram contactados pelas entidades responsáveis para conhecerem a solução para a zona”, sustentou a parlamentar, lembrando que as enxurradas foram “um acontecimento que deixou marcas” na localidade.

Sandra Dias Faria disse que, enquanto não for realizada uma solução, haverá “sempre um fator de preocupação” para os habitantes da freguesia.

A deputada socialista assinalou ainda “outras preocupações que continuam sem merecer a devida atenção do Governo Regional”, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, nomeadamente na área da habitação.

“Existe um loteamento já propriedade do Governo Regional e pronto a avançar, mas não se conhecem desenvolvimentos deste projeto, que poderá oferecer capacidade para 32 habitações para a freguesia”, exemplificou.

A requalificação da zona balnear é também outra reivindicação da população de Feteiras, para criar mais um ponto de atração turística para a freguesia.

“Podemos deduzir que a freguesia foi esquecida depois de um primeiro momento de grande euforia”, sustentou a deputada do PS/Açores.

PUB