O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, felicitou, esta tarde, o Clube Desportivo de Santo António pelo trabalho de excelência desenvolvido na promoção da dinamização social, cultural e desportiva do concelho de Ponta Delgada, através da organização do Torneio Figueiras CUP.
“Este torneio é apenas uma montra do trabalho de excelência que o Clube Desportivo de Santo António tem vindo a desenvolver junto dos nossos jovens da costa norte do concelho”, elogiou o autarca, no final da cerimónia de encerramento e entrega de troféus da 6.ª edição do Figueiras CUP, dirigindo uma palavra de apreço e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela direção do clube, atualmente dirigido por Alfredo Carvalho, que sucedeu a Bruno Lourenço.
O Presidente do Município destacou ainda a importância desse mesmo trabalho no desenvolvimento e integração social dos jovens.
“Foi com grande satisfação que testemunhei o sucesso deste torneio, que representa uma oportunidade única e enriquecedora para as crianças e jovens que nele participam”, proferiu, convicto de que “iniciativas como esta são fundamentais para a formação dos nossos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, mental e social”. “Os jovens num fim de semana adquirem competências que de outra forma levariam um ano a fazê-lo”, reforçou, destacando que “mais do que a competição, o que importa são os valores associados, como a amizade, a ajuda e a solidariedade”.
Pedro Nascimento Cabral aproveitou para expressar o desejo de que a próxima edição do Figueiras CUP decorra num novo relvado sintético, assegurando que, à semelhança das obras de beneficiação do campo de jogos do Grupo Desportivo de São Roque que em breve irão iniciar-se, também o campo de jogos do Clube Desportivo de Santo António terá um novo relvado.
“Estamos a trabalhar para que Santo António tenha um novo relvado e, assim, garantir as melhores condições para a prática da modalidade aos atletas do Clube Desportivo desta freguesia e aos seus visitantes”, sustentou, lembrando que tem sido política deste Município aproximar os cidadãos do desporto, garantindo hábitos de vida saudáveis e respostas àqueles que são também os legítimos sonhos e aspirações dos jovens.
Aos jovens, o autarca lembrou a importância de não descurarem os estudos, e encararem o desporto como uma importante oportunidade de formação e integração social.
O torneio infantil Figueiras Cup, organizado pelo Clube Desportivo de Santo António e apoiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, decorreu este fim de semana, e, nesta que foi a sua sexta edição, juntou mais de 300 participantes na competição, entre palestrantes, técnicos e atletas.
Na cerimónia de encerramento e entrega de troféus da 6.ª edição do Figueiras CUP, foram homenageadas a equipa de downhill do Clube Desportivo de Santo António, Carlos Esteves e Bruno Lourenço.
Também foi feito o reconhecimento à equipa de arbitragem.
Martim Maia (Clube Desportivo Os Oliveirenses) e Simão Santos (Escola Futebol Benfica Açores – Praiense) foram os melhores marcadores em sub-10 e sub-13, respetivamente.
Martim Maia (Clube Desportivo Os Oliveirenses) e Diogo Raposeiro (Associação Clube Futebol Pauleta) foram os melhores jogadores em sub-10 e sub-13, respetivamente.
O grande vencedor sub-10 foi o Clube Desportivo Os Oliveirenses, seguindo-se a Escola de Futebol Benfica Açores, a Associação Clube Futebol Pauleta, Clube Desportivo Santa Clara, Benfica Águia Sport, Águia Clube Desportivo, Clube Desportivo de Santo António e Clube Desportivo de Vila Franca.
Em sub-13 sagrou-se campeã a Escola Futebol Benfica Açores – Praiense, Grupo Desportivo de São Roque, Associação Clube Futebol Pauleta, Fayal Sport Club, Vitória Clube Pico da Pedra, Clube Desportivo de Rabo de Peixe, Clube Desportivo de Santo António e FC Porto Dragon Force Madeira.