O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada felicitou, esta quinta-feira, o Clube Desportivo “Os Oliveirenses” pelos 50 anos do campo de futebol Tibério António Moniz Ribeiro, tendo destacado “as várias gerações de jovens do concelho que tem servido e ajudado a formar tanto no plano desportivo, como no domínio do desenvolvimento pessoal”.

Pedro Furtado interveio na cerimónia de inauguração de uma exposição fotográfica que tem lugar na Junta de Freguesia da Fajã de Cima e que regista, entre outras memórias,  a histórica partida que opôs o Clube Desportivo Os Oliveirenses ao Sport Lisboa e Benfica em 1973, aquando da inauguração oficial do “mítico campo de futebol” da Fajã de Cima, que contou com a participação de jogadores como o emblemático Eusébio.

O autarca fez, por isso, questão de saudar as pessoas que, a título privado, se mobilizaram, na altura, para garantir “a realização de um evento desportivo que agitou e prestigiou a ilha de São Miguel”, nomeadamente “o saudoso Tibério António Moniz Ribeiro”, à época o presidente do clube “Os Oliveirenses“.

“Quero na pessoa do Senhor Tibério Ribeiro fazer a apologia do bom dirigismo desportivo e do cidadão exemplar que se entregou a várias causa públicas e cívicas , tendo sido presidente de Junta da Freguesia da Fajã de Cima, membro da Associação de Futebol de Ponta Delgada e membro da comissão de angariação de fundos para a construção do Estádio de Ponta Delgada, entre outros cargos“.

Volvidos muitos anos, acrescentou, “há que render a devida homenagem ao Clube Desportivo ”Os Oliveirenses”, que chegou a militar na segunda divisão, e agora nos orgulha com um trabalho incrível ao nível dos escalões de formação”.

Para Pedro Furtado, é também com “sentimento de satisfação” que a autarquia constata que o Campo Tibério António Moniz Ribeiro, requalificado em 2011, continua a ser “uma infraestrutura digna e promotora das melhores condições para a prática desportiva em virtude do empenho e do zelo permanentes que as anteriores e atual direção dos Oliveirenses têm tido na gestão e utilização do campo”.

“Ao longo das últimas quase duas décadas, a nossa política desportiva tem dedicado especial atenção à requalificação e construção de equipamentos desportivos e continuamos a dar sequência a esse trabalho”, referiu o Vice-Presidente do Município, sinalizando que a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai investir cerca de 1 milhão de euros em obras de beneficiação do campo do Grupo Desportivo de São Roque e, em breve, estará a fazer o mesmo em Santo António.

A inauguração da exposição fotográfica comemorativa dos 50 anos do campo dos Oliveirenses surge também enquadrada na programação da terceira edição do torneio infantil João Chicharrinho, que arranca esta sexta-feira e acontece até domingo.

Sobre o torneio organizado pelos Oliveirenses, Pedro Furtado afirmou ser mais “um bastião do futebol de formação do concelho” e fez questão de sublinhar que, “dado o modelo de excelência e a qualidade apresentada”, é com “gosto que a Câmara Municipal de Ponta Delgada o apoia e se constitui como entidade parceira”, desde a sua primeira edição.

PUB