O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, desafiou, esta sexta-feira, os alunos da Escola Secundária Antero de Quental e os demais estudantes que frequentam o ensino secundário no concelho a enveredarem pela via da qualificação académica e a prosseguirem estudos no Ensino Superior.
“Mantenham sempre a vossa ambição, queiram sempre estudar e ir mais além. Nunca deixem de perseguir os vossos sonhos por maior que pareça o entrave”, exortou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava no âmbito de uma aula aberta que foi conduzida pelo Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e teve lugar na biblioteca patrimonial da Escola Secundária Antero de Quental, por iniciativa do seu Conselho Executivo e da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores.
“É muito importante nós termos eventos desta natureza. Quero, por isso, felicitar o atual Conselho Executivo desta escola e também o que o precedeu, agradecendo a disponibilidade do Sr. Governador de Portugal para vir até aqui, ao pé de nós e dos nosso alunos, falar sobre o sistema económico-financeiro do país”, sublinhou o autarca, dando nota de que este tipo de “ações de proximidade” eram, não há mais de 30 anos, impossíveis de concretizar.
Como disse, numa intervenção que visitou a sua passagem por aquela mesma escola no início dos anos 90, tempos houve em que Ponta Delgada e as suas instituições confrontavam-se com “uma distância real” face a cidades como Lisboa e Porto, como também em relação ao acesso a figuras proeminentes dos grandes poderes de decisão e que marcavam a ação governativa do país.
Esbatidas que estão as fronteiras dos Açores com as “grandes cúpulas do Estado”, vincou Pedro Nascimento Cabral, aulas abertas como a que ministrou Mário Centeno contribuem, por um lado, para dessacralizar a ação política junto dos mais jovens, e, por outro, para “elevar as suas ambições” e legítimas aspirações.
“Que isto resulte como uma motivação e um impulso para novos objetivos de vida, de modo a que efetivamente consigamos ver os nossos jovens concretizarem os seus sonhos, traduzindo-se na sua melhor qualidade de vida e na da comunidade”, frisou o Presidente do Município, que, ainda recentemente, promoveu medidas para alargar os critérios do regulamento do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior de forma a abranger e apoiar mais estudantes de Ponta Delgada.
O novo programa, refira-se, entra em vigor em setembro próximo e, procurando apoiar os alunos pertencentes a estratos sociais mais vulneráveis no município e agora também os de famílias de classe média, representa um aumento em 460% da verba municipal destinada à comparticipação dos encargos inerentes à frequência de estudos no ensino superior.
Em termos materiais, esclareça-se, o novo regulamento passou a incluir como beneficiários os estudantes que estejam inscritos em ciclos de estudos conducentes, não só ao grau de licenciatura, mas também ao grau de mestrado integrado ou não integrado.
Além disso, contempla agora a possibilidade de majorações na ordem dos 15% a candidatos que provenham de agregados familiares com pessoas portadoras de 60% ou mais de incapacidade, vítimas de violência doméstica, famílias monoparentais ou que apresentem estatuto de trabalhador-estudante.