A Secretária Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinalou o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado hoje, 17 de maio, com um conjunto de iniciativas com o objetivo de consciencializar a população sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e para a economia.

“A reciclagem é fundamental para reduzir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente e também para a preservação dos recursos naturais. Ao reciclar, estamos a contribuir para economizar água, energia e matérias-primas, bem como para reduzir a poluição do ar, da água e do solo”, sublinha Alonso Miguel, titular da pasta.

Segundo o governante “é importante que cada um dê o seu contributo, separando os resíduos em casa e nos diversos locais de produção de resíduos, de forma a reduzir os impactes ambientais e a promover a sustentabilidade da Região”.

Atualmente, nos Açores, as embalagens são encaminhadas para a indústria recicladora, fora da Região, no âmbito dos SIGRE – Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos de Embalagens valorizadas em operadores licenciados.

O Secretário Regional afirmou que “efetivamente, os quantitativos, per capita, de reciclagem de resíduos urbanos de embalagens são muito positivos e substancialmente mais elevados do que os registados a nível nacional”.

“No entanto, a consciencialização da população sobre a importância deste processo é fundamental para garantir o sucesso da separação e a melhoria dos quantitativos reciclados, e para dar continuidade à trajetória positiva verificada na Região”, disse.

“O setor HORECA (hotelaria, restauração e catering) está identificado pelo atual executivo, em conjunto com os SGRU-Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos, de cada ilha, como atores-chave com margem de progressão de reciclagem e contributo para as metas europeias”, acrescentou.

De acordo com o responsável pela pasta do Ambiente “o setor HORECA gera uma grande quantidade de resíduos orgânicos e plásticos. Esses resíduos incluem restos de alimentos, embalagens de plástico, garrafas e latas de bebidas, papelão, papel de cozinha, entre outros”, acrescentando que “para lidar com esses resíduos, as empresas do setor HORECA podem adotar práticas sustentáveis, como a disponibilização de embalagens reutilizáveis, a separação adequada dos resíduos para reciclagem e a compostagem dos resíduos orgânicos”.

“No entanto, o setor HORECA ainda enfrenta desafios significativos na gestão de resíduos”, frisou.

Neste sentido, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinalou o Dia Internacional da Reciclagem, com um conjunto de iniciativas direcionadas ao fluxo específico das embalagens, no setor HORECA, como a campanha intitulada “Menu: Separar Sempre”, organizada em colaboração com a entidade gestora, Novo Verde.

De acordo com Alonso Miguel “o objetivo desta iniciativa consiste em reforçar e incentivar a separação de embalagens no setor HORECA, através da sensibilização e da distribuição de cerca de quatro mil eco-sacos separação seletiva de resíduos recicláveis, pelos operadores do setor HORECA das nove ilhas dos Açores”.

PUB